A cidade de Campos foi representada no X Encontro Regional de Profissionais de Educação Infantil (ERPEI), realizado nos dias 15 e 16 de agosto, em Resende (RJ), pela equipe da Coordenação de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Participaram do encontro a coordenadora do setor, Sirlei Artilles; a supervisora de Creche, Katia Vargas; e Evilania Lobato, da equipe técnica da Educação Infantil.
O evento abordou o tema “Brincar – Viver a Infância por Inteiro”, reunindo profissionais de diversos Municípios com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas voltadas para a infância, destacando a importância do brincar como eixo central do desenvolvimento integral da criança.
O Encontro marcou as comemorações pelo mês da Primeira Infância e da Semana Nacional da Educação Infantil, ajudando a promover uma reflexão e atualização dos conhecimentos e práticas sobre esse assunto.

Simultaneamente, aconteceu o Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado Rio Janeiro, onde foram debatidas Políticas da Primeira Infância, com a participação de educadores renomados do cenário da Educação Infantil do Brasil.
Para Sirlei, esse foi um importante momento de aprendizado, reflexão e troca de experiências. Segundo ela, a participação da equipe da Seduct reafirma o compromisso do município em investir na formação continuada dos educadores, promovendo uma educação infantil de qualidade e garantindo às crianças o direito de viver plenamente sua infância.
“O ERPEI nos proporcionou momentos de reflexão sobre a importância do brincar na infância. Volto com a certeza de que precisamos cada vez mais valorizar o lúdico como forma de aprendizagem e desenvolvimento”, afirmou Sirlei.

Durante o evento, a equipe participou de palestras e oficinas práticas sobre Jogos e Brincadeiras no Campos da BNCC; A arte de brincar com as palavras com histórias cantadas; e Ritmos da natureza no cotidiano da Educação Infantil, que proporcionaram novos olhares e estratégias para enriquecer o trabalho nas unidades de Educação Infantil do município.
“Participar das oficinas foi uma experiência enriquecedora, pois tivemos contato com práticas criativas que poderão ser adaptadas à nossa realidade, fortalecendo ainda mais o trabalho com as crianças”, declarou Katia Vargas.
De acordo com Evilania Lobato, “Esse encontro reforça que investir na formação continuada é investir na qualidade da educação infantil. Foi um espaço de troca, aprendizado e inspiração para nossas ações no município”, concluiu.

Por Kamilla Uhl – Fotos: Seduct / Divulgação