A 22ª edição do Prefeitura em Ação, programa da Prefeitura de Campos, acontece neste sábado (27), a partir das 9h, na Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo, em Morro do Coco, reunindo serviços de diversas secretarias para atender à comunidade. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) estará presente com vários projetos, para garantir também o acesso de moradores de localidades e bairros mais afastados da área central do município a atendimentos que não conseguem buscar nos setores municipais durante a semana.
O prefeito Wladimir Garotinho é presença confirmada neste evento, que transformará a escola em um polo de atendimento integrado. Haverá ações destinadas a todas as idades, com atividades esportivas, pedagógicas e de lazer, que complementam os serviços públicos oferecidos.

A Seduct vai levar iniciativas do Programa Saúde na Escola (PSE), da Supervisão do Programa Bolsa Família e da Animação Cultural. Também estará presente a Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco. Entre as ações do PSE estão aferição de pressão e glicemia, distribuição de folders informativos, orientações sobre saúde, cuidados auditivos e conscientização sobre a importância da estimulação de habilidades auditivas no processo de aprendizagem.
Haverá ainda atividades do projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também estará em ação o projeto Construindo Valores nas Escolas, com jogo da memória dos valores e desenhos para colorir. Outro destaque da Seduct é o projeto Escola Protetora da Mulher, que distribuirá material informativo sobre o tema e oferecerá orientações à comunidade.

Entre os serviços disponíveis no local estão atualização do Cadastro Único e emissão de segunda via de identidade, além de orientações de diversos órgãos públicos. A programação também inclui serviços básicos de saúde, cuidados de beleza e atrações como apresentações de dança que estimulam a participação comunitária. No mesmo dia, a escola funcionará como polo de vacinação antirrábica do Centro de Controle de Zoonoses do município e os moradores poderão levar seus animais de estimação para receber a vacina.
O programa busca reduzir barreiras de acesso e fortalecer o vínculo entre a população e os serviços públicos, tornando mais simples a resolução de demandas cotidianas. Para participar, recomenda-se levar documento de identificação e no caso de pets a carteira de vacinação. A expectativa da Prefeitura é que a ação contribua para ampliar a capilaridade dos serviços municipais e reforçar políticas educativas e de saúde junto à comunidade de Morro do Coco.
Por Jorge Rocha / Fotos: Alicio Gomes