Equipes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), da Guarda Civil Municipal, promoveram nesta semana, ações educativas em unidades de ensino da rede municipal, como Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva, Cemei, E.M Ferroviário Jaci e E.M. Francisco Ricardo. O evento teve como objetivo, conscientizar alunos e professores sobre a importância do respeito, da empatia e da convivência pacífica no ambiente escolar, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado no último dia 20 de outubro.
As palestras abordaram o tema “Bullying não é brincadeira”, realizando atividades dinâmicas e participativas, além de falar sobre os diferentes tipos de bullying, suas consequências e como agir diante de situações de violência.
Para os alunos do Ensino Fundamental I, o tema foi abordado de forma lúdica, com a contação de histórias que mostrou exemplos que reforçam o valor da amizade e do respeito mútuo. Nas turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, os agentes do GRE discutiram temas mais aprofundados, como a criminalização do bullying (Lei nº 14.811/24), o impacto emocional nas vítimas e atitudes que contribuem para um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
A iniciativa reforça o compromisso da do Grupamento de Ronda Escolar em promover a segurança, o diálogo e a cultura de paz nas escolas, incentivando os estudantes a serem agentes de mudança contra qualquer forma de violência.
“Nossa equipe trouxe para as escolas durante todo mês de outubro, palestras sobre a Campanha Mundial de Combate ao Bullying, onde foram intensificadas as ações reforçando a mensagem de que o respeito e a empatia são as bases essenciais para construir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor e conscientizando os alunos e toda comunidade escolar da importância da denúncia. A equipe ressaltou ainda que o Bullying não é uma brincadeira que deu errado, é uma violência que corrói e machuca de verdade. E que a força da escola não está nos muros, mas na forma como cuidamos uns dos outros”, afirmou a palestrante do evento, Jandira Reis.
A coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar, Luciana Sardinha, também falou sobre o assunto. “Estamos reforçando que não devemos abordar temas tão importantes como este apenas nos meses comemorativos. Trata-se de um trabalho contínuo, realizado ao longo de todo o ano letivo, diante das inúmeras situações que surgem no ambiente escolar e que exigem acompanhamento, atenção e intervenção constante por parte da equipe”, concluiu.