Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Seduct acompanha primeiro dia de aplicação das provas do SAEB nas escolas municipais

As aplicações das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) começaram hoje nas escolas da rede municipal de ensino. Para oferecer suporte aos gestores neste período decisivo, uma equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) esteve em algumas unidades ao longo da manhã, certificando-se do bom andamento da aplicação das provas. As visitas da Seduct às unidades escolares começaram pela Escola Municipal José do Patrocínio, onde as provas foram aplicadas em sete turmas.

A equipe responsável por esta ação foi composta pela subsecretária de Educação, Célia Maria Ferreira, pela diretora pedagógica, Viviane Terra, e pela gerente do Ensino Fundamental, Jossana Bartolazzi Barbosa. Essa presença ativa e colaborativa reforça o compromisso da Seduct com a melhoria contínua dos resultados educacionais e com a garantia de uma educação pública de excelência para todos os estudantes.

Michel Andrade, diretor da Escola José do Patrocínio, conversou com as representantes da secretaria, detalhando as ações realizadas para melhor preparar os alunos para este momento. “Realizamos oficinas, atividades lúdicas, fizemos revisão e aplicamos vários simulados, para que nossos alunos possam fazer esta prova com plena capacidade. Estamos todos com grande expectativa em relação a esse resultado, sabendo que fizemos o melhor”, declarou.

Para Viviane Terra, esse contato direto com gestores escolares e professores é fundamental, pois o SAEB representa um compromisso de toda a comunidade escolar. “Os resultados das avaliações externas servem como referência para que a Diretoria Pedagógica planeje e desenvolva ações cada vez mais eficazes, visando à melhoria contínua da qualidade da educação em nossa rede”, afirmou.

Célia Maria Ferreira considera este um momento valioso “porque o entendemos como o fechamento de todo o trabalho desenvolvido até aqui”. Ela destacou ainda que “as escolas estão tendo um olhar atento e cuidadoso com a chegada dos alunos e com a participação e preparação, sendo estes itens primordiais para o sucesso das nossas ações”.

Para a rede municipal de ensino, as provas estão sendo aplicadas aos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Além desses testes, o processo envolve questionários direcionados a professores, diretores e famílias, respondidos em formato impresso e eletrônico, com o objetivo de traçar um panorama mais completo sobre as condições de aprendizagem e o ambiente escolar. As provas serão aplicadas até o dia 11 de novembro.

Amanhã (30), as escolas municipais Branca Peçanha Ferreira, Ferroviário Jacy da Silva Barbedo, Gervásio Vasconcelos Cordeiro, Lions II, Marlene Henriques Alves, João Batista de Azeredo, Gonçalo Francisco Nunes, Amaro Prata Tavares, Instituto Profissional São José, Nação Goitacá e Luiz Carlos de Lacerda passarão por essa avaliação. Na segunda (3), será a vez das escolas Manoel Simões de Rezende, Helena Machado de Oliveira, Heitor Alves Barreto, Santa Maria, Albertina Azeredo Venâncio e Senador Tarcísio Miranda.

Preparação para resultados positivos

Ao longo de 2025, a Seduct elaborou uma série de recomendações para as escolas, promovendo capacitações e oficinas para professores e alunos, além de atividades de envolvimento com a comunidade escolar. A secretaria também realizou iniciativas como o Mobiliza SAEB, que contou com duas edições no Teatro Trianon, a criação de um jingle para incentivar a participação na avaliação e o lançamento do mascote Ururau.

O Mobiliza SAEB contou com a apresentação de dados sobre a situação das escolas e notas em avaliações anteriores, além de atividades pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática e gincanas educativas. Outra iniciativa preparatória para a avaliação foi o Imersão Força SAEB, realizada no início de outubro, na sede campestre da Assetec, destinada a gestores escolares.

Nos últimos ciclos avaliativos do SAEB, o município tem apresentado avanço contínuo na qualidade da educação municipal, refletido na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A rede municipal alcançou média 5,4 em 2023 — o melhor resultado da série histórica —, superando os índices registrados em 2021 (4,7) e em 2017 (4,6).

Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.