O Projeto “Amigos da Água” entrou em sua nova etapa, a fase de seleção dos três desenhos ganhadores. E na manhã da terça (11), representantes da Supervisão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e da concessionária Águas do Paraíba estiveram reunidos para selecionar quais artes irão ser premiadas.
Os projetos estiveram em período de avaliação entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro por uma banca avaliadora, que é composta por 8 membros, sendo quatro representantes da concessionária e quatro da Seduct. Os critérios de julgamento para premiar os trabalhos foram criatividade, originalidade e adequação ao tema.
Os alunos autores participantes entregaram aos professores uma frase de 4 linhas acompanhada de uma ilustração ou desenho sobre o tema “Lendas e Histórias sobre a Água”. Cada trabalho foi feito em folha A4 e conteve os dados de identificação do aluno, como nome completo, escola, turma e nome do professor. Três trabalhos de três alunos diferentes do 4° ano foram escolhidos hoje e serão premiados em uma cerimônia no dia 5 de dezembro, no Hotel Tulip Inn, às 14h. Cada um dos selecionados levará um tablet para casa.

Vale citar que o concurso também busca premiar os docentes e as escolas. Os professores que apresentarem as melhores sequências didáticas, ou seja, as melhores sequências de aulas sobre o tema “Lendas e Histórias sobre a Água”, avaliadas até o dia 21 por uma banca com base em conceituação, adequação à faixa etária, atividades, recursos, tempo, criatividade e originalidade, ganharão um Kindle. Já os professores dos alunos vencedores do concurso receberão um notebook. E por fim, as escolas representadas pelos alunos ganhadores, ganharão uma impressora.
Isis Vivório, supervisora de Educação Ambiental da Seduct, exalta a importância do concurso. “Foi emocionante perceber como nossas crianças e jovens conseguiram transformar conhecimento, imaginação e amor pela nossa cidade em arte. Cada desenho contou uma história, revelou um sentimento e nos fez refletir sobre a importância das águas de Campos – que são fonte de vida, cultura e pertencimento”.
O objetivo do concurso “Amigos da Água” tem como público-alvo crianças de 9 a 11 anos, especificamente alunos que estejam cursando o 4º ano do ensino fundamental em escolas municipais de Campos dos Goytacazes. O concurso teve início em 10 de setembro e será concluído no dia 5 de dezembro.
Por: Heitor Castelo Branco (estagiário) / Fotos: Carlos Grevi