O Prêmio Magda Soares, um dos maiores prêmios de educação do país, está em sua segunda edição e terá representantes campistas em sua última fase, na próxima segunda (24). O projeto “Na Mala dos Gêneros: textos que viajam”, desenvolvido na Escola Municipal José do Patrocínio e coordenado pela professora Paloma da Silva Guimarães, foi o projeto selecionado na etapa regional e tem grandes chances de vencer a fase final.
A iniciativa, que utiliza uma mala simbólica como repositório de produções escritas e registros fotográficos, foi desenvolvida no primeiro semestre de 2025 com poemas rimados, quadros de rotina visual e cartas com aliteração e apresentações para as famílias. Segundo a professora, o projeto – que foi o vencedor da etapa regional do prêmio na categoria Alfabetização, ocorrida no mês de outubro, no IFF Centro – buscou articular leitura, produção textual e participação da comunidade escolar. Agora irá representar Campos e o Norte Fluminense na última etapa do prêmio, no Colégio Sion, no Rio de Janeiro, de 8h às 18h.
Após ser premiada na etapa regional do prêmio, Paloma destacou a relevância e a responsabilidade da conquista. “Quando subi ao palco para apresentar, meu coração estava acelerado. Mas não era nervosismo, era a certeza de que estava ali representando 26 crianças que me ensinaram, todos os dias, que alfabetização é muito mais do que decodificar letras. Esta vitória me enche de responsabilidade”, declarou.
As inscrições para acompanhar a premiação podem ser feitas aqui, até a próxima quarta (19). Podem participar secretários municipais de Educação ou representantes, professores selecionados na etapa regional e articuladores municipais e regionais da Rede Renalfa.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Magda Soares foi criado para identificar, valorizar e divulgar práticas pedagógicas que fortaleçam a alfabetização e a recomposição das aprendizagens nas redes públicas municipais. Homenageia a referência nacional Magda Becker Soares e é promovido pela Seeduc/RJ em parceria com a Undime RJ, alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A iniciativa destaca práticas criativas, rigorosas e replicáveis em diferentes contextos.
Além de reconhecer experiências, o prêmio estimula a troca de métodos entre municípios por meio de encontros regionais e uma etapa estadual, onde as práticas vencedoras ganham maior visibilidade. Os organizadores esperam que essa circulação contribua para a meta de alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental e fortaleça a cultura de valorização docente nas redes municipais.
Por: Heitor Castelo Branco / Foto: Divulgação