Aprendizagem, alfabetização e oficinas marcam o início do ano letivo em evento da Seduct

A semana pedagógica Conexão de Olhares, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), teve início nesta segunda (02) e segue até terça (03). O evento conta com atividades distribuídas entre o Trianon, IFF,  Palácio da Cultura e unidades escolares, reunindo profissionais da rede para alinhar práticas, compartilhar experiências e preparar o retorno às aulas. A abertura no Teatro Trianon marcou o início do encontro ao unir sensibilidade, reflexão e uma abordagem prática voltada ao cotidiano escolar.

Antes das palestras, foi exibido o vídeo Conexão de Olhares, produzido pela Coordenação de Animação Cultural, que mostra como olhares e gestos constroem vínculos mesmo sem palavras. Em seguida, houve apresentação do grupo Batuque Fox, com alunos das escolas Sebastiana Machado Silva e Maria Lúcia, além de uma performance das alunas Hillary Rangel Barreto e Nicolle da Costa Bueno, coreografadas pela animadora cultural Manuella Félix, com a participação das mães Talita Dionísio e Tatiana dos Santos.

A secretária de Educação, Tânia Alberto, destacou o caráter público e coletivo do trabalho escolar. Para ela, “mesmo sabendo todas as limitações, dificuldades e desafios, esse é um compromisso público com a educação, e cada um de vocês e cada um de nós assumiu estar fazendo sempre aquilo que for possível e sempre o melhor em prol do desempenho do nosso aluno”. Tânia lembrou ainda que a presença no chão da escola é o que faz com que as unidades escolares possam cumprir seu papel e afirmou que “gestores, professores, pedagogos e técnicos são peças essenciais no processo de aprendizagem”. Durante a cerimônia, ela anunciou também um concurso para escolher os nomes dos mascotes da Educação, inspirados na lenda local do Ururau da Lapa.

Após a abertura, o Trianon se transformou em espaço de formação. Nicole Stallivieri apresentou a palestra “Aprendizado que fica”, sobre a ciência do engajamento e as funções executivas, explicando como estratégias pedagógicas podem ampliar a participação dos alunos e potencializar a aprendizagem. A segunda palestrante, Lycia Cunha de Mello Moraes, abordou a alfabetização a partir de uma perspectiva de integralidade entre corpo e mente, com a apresentação de estratégias práticas para consolidar etapas formativas. No período da tarde, a palestra “Inteligência artificial aplicada ao trabalho docente” foi conduzida por Pompilio Reis.

Atividades paralelas

No Palácio da Cultura, as atividades aconteceram de forma paralela, voltadas para coordenadores e equipes técnicas. A primeira palestra foi sobre “Planejamento anual”, dirigida a coordenadores pedagógicos, com Amanda Gomes de Moura Arêas e Aline de Souza Vieira Brêtas. A palestra promoveu  um alinhamento das práticas pedagógicas com os professores para este ano letivo, apresentando ainda os programas do MEC que foram pactuados para 2026. Pela manhã, o espaço de coworking recebeu a palestra “Neurociência da Aprendizagem na Era Digital”, com Victória Benazio e Luiz Gustavo Soares de Carvalho Crespo. 

As oficinas práticas ocuparam laboratórios e o subsolo do Palácio da Cultura. Pela manhã, funcionou o “Laboratório de Matemática”, com Bruna Villaça, e, no subsolo, ocorreram sessões sobre “Educação antirracista”, conduzidas por Iago Pereira dos Santos e Maria Eduarda Maciel. À tarde, será a vez da a oficina de “Experimentação em Química”, com Rafaela Gomes Sampaio. Nos polos regionais, como a Escola Municipal Santa Maria e a Escola Maria Antônia Trindade, em Dores de Macabu, as formações deram ênfase a transtornos de aprendizagem, saúde mental, ancestralidade e práticas de leitura e escrita, como o projeto Navegando na Poesia.

No IFF, a programação, voltada a públicos específicos como professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, mediadores, cuidadores, equipe multiprofissional e professores de Educação Física, contou com palestras temáticas. Diretores e diretores adjuntos conferiram formações sobre “Saúde mental e bem-estar”, com Lycia Cunha e “Comunicação não violenta”, com Nicole Stallivieri.

Programação do segundo dia

A programação do segundo dia, terça (03), mantém o formato de múltiplos polos e o foco em inclusão e convivência escolar. No Palácio da Cultura, o coworking abre a manhã às 9h com a palestra “Neurociência da inclusão”, conduzida por Cíntia Arêas, seguida, às 10h30, da formação “Mediação de conflitos no ambiente escolar”, ministrada por Beatriz Corsino.

No Trianon, a manhã de terça (03) contará com a atividade “TEA na prática”, com Letícia Rangel Aguiar, entre 9h e 10h30, seguida, às 10h30, pela palestra “Estratégias de prevenção e manejo de crises no ambiente escolar”, com Rafaela Werneck Arenari Martins. À tarde, o espaço receberá a formação voltada a diretores sobre “Saúde mental e bem-estar”, conduzida por Lycia Cunha de Mello Moraes.

Ainda na tarde de terça (03), o Palácio da Cultura sediará a oficina “Storytelling e metodologias ativas”, com Ana Paula de Castro, das 15h30 às 17h. Ao final da programação, a Seduct reafirma seu compromisso com o fortalecimento da rede por meio da formação continuada, da escuta e da troca de práticas, preparando professores e equipes para o início do ano letivo com mais ferramentas, confiança e um olhar alinhado às necessidades da comunidade escolar.

Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi

Compartilhe: