Seduct realiza a primeira reunião do ano com professores de laboratórios de Ciências

Professores dos laboratórios de Ciências das escolas municipais foram recebidos no Palácio da Cultura na última terça (10), para a primeira reunião do ano, promovida pela Gerência de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A reunião, que aconteceu no laboratório de Ciências da secretaria, reuniu educadores para definir diretrizes pedagógicas, apresentar resultados e alinhar as ações que vão orientar as atividades ao longo do ano.

Durante o encontro, a equipe responsável deu boas vindas aos professores, promoveu a avaliação do trabalho já desenvolvido e apresentou os números alcançados em 2025, além de orientar sobre a organização das próximas atividades. Também houve demonstração de roteiros experimentais e um espaço dedicado à troca de ideias, experiências e sugestões entre os participantes.

Os resultados apresentados no encontro ajudam a dimensionar o alcance das ações da gerência. Em 2025, foram realizadas 791 atividades, com atendimento a 1.567 turmas e 30.197 alunos. Para a gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Seduct, Carla Salles, os dados confirmam a relevância dos laboratórios de Ciências como espaços de aprendizagem e de incentivo à investigação, à experimentação e ao protagonismo estudantil.

Carla destacou que a proposta é fortalecer a atuação dos laboratórios como ambientes de aprendizagem ativa. Segundo ela, “as reuniões com os professores terão continuidade ao longo do ano, sempre com foco na construção coletiva de práticas pedagógicas e no desenvolvimento de novos roteiros experimentais para uso na rede”.

A gerente explicou ainda que a intenção é ampliar o repertório dos docentes e estimular parcerias entre as escolas. “A ideia é que esses roteiros possam ser compartilhados com a rede, para que mais professores utilizem as atividades, já que nossas escolas contam com laboratórios equipados e preparados para esse tipo de experiência”, afirmou. Para ela, a criatividade é um diferencial importante na condução das aulas práticas.

Carla Salles reforçou que a presença do professor no laboratório muda a dinâmica da aula e fortalece o processo de aprendizagem. “Na prática demonstrativa, o aluno é mais passivo. Já com o professor no laboratório, conseguimos desenvolver práticas investigativas em que o estudante assume o papel de protagonista”, disse. Conforme ela aponta, esse modelo favorece o contato com o método científico, a observação, a formulação de hipóteses, a realização de testes e a análise dos resultados, incluindo os erros como parte essencial da construção do conhecimento.

 

Por Jorge Rocha / Fotos: Mais Ciência na Escola/Divulgação

Compartilhe: