Desafios e possibilidades de ações pedagógicas são temas de oficinas realizadas pela EFEM

Educadores da rede municipal de ensino participaram, na quarta (18) e na quinta (19), de duas edições da oficina “Resistência e Práticas Multisseriadas”, promovida pela Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Realizados na sala 2 do Palácio da Cultura, os encontros reuniram professores e profissionais da educação em uma proposta de diálogo sobre os desafios e as possibilidades das turmas multisseriadas.

A atividade integrou a Formação e Alinhamento Pedagógico desenvolvida pela EFEM e teve como foco a Educação do Campo, área que exige estratégias específicas para atender estudantes de diferentes anos escolares em um mesmo espaço. Ao longo das duas edições, os participantes puderam refletir sobre práticas já vivenciadas nas unidades escolares e pensar caminhos para fortalecer o trabalho pedagógico nesses contextos.

As capacitações foram conduzidas pela supervisora de Educação em Tempo Integral, Ana Márcia Scot, e pelo assessor especial de Educação do Campo, Marcelo Cavalcanti Vianna. As oficinas buscaram oferecer um espaço de escuta e partilha, valorizando a experiência dos educadores e incentivando a construção coletiva de metodologias mais próximas da realidade dos alunos.

Segundo Ana Márcia, o encontro favoreceu trocas importantes entre os participantes e ampliou a compreensão sobre o cotidiano das salas multisseriadas. Ela destacou que “foram momentos extremamente proveitosos para todos os educadores que participaram. A proposta metodológica adotada favoreceu a articulação entre teoria e prática, promovendo um olhar mais sensível às especificidades da Educação do Campo e às múltiplas realidades presentes nas salas multisseriadas”.

Além de discutir dificuldades enfrentadas no dia a dia, a oficina também chamou atenção para as potencialidades desse modelo de ensino, especialmente nas escolas do campo. A proposta é estimular práticas que reconheçam os saberes dos estudantes, fortaleçam a autonomia e contribuam para uma aprendizagem mais integrada e significativa.

Esta foi a primeira atividade de um ciclo formativo que seguirá ao longo de todo o ano letivo, com encontros mensais. A expectativa é que a continuidade da iniciativa amplie o debate pedagógico e reforce o compromisso da Seduct com uma educação contextualizada, participativa e voltada às necessidades reais da rede municipal.

Por Jorge Rocha / Foto: Divulgação

Compartilhe: