Canal Boas na Rede estreia abordando projeto de sustentabilidade da Seduct

Está no ar o canal Boas na Rede, iniciativa do Estação Educação, da Diretoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O episódio de estreia é dedicado ao Reciclar na Rede, projeto de educação ambiental que vem mudando a forma como escolas da rede municipal lidam com os resíduos sólidos em Campos dos Goytacazes. A produção reúne histórias reais, depoimentos de estudantes e profissionais da educação e destaca práticas que aproximam a escola de temas como cidadania, sustentabilidade e participação coletiva. O canal pode ser acessado aqui

No episódio de abertura, o programa mostra como o Reciclar na Rede envolve alunos, professores e famílias em ações de coleta seletiva e conscientização ambiental. A iniciativa foi criada para fortalecer o cuidado com o descarte correto de resíduos e ampliar a discussão sobre o impacto do lixo no cotidiano das comunidades escolares, com atividades que também alcançam o entorno das unidades, rios e lagoas.

A coordenadora do Programa Estação Educação, Carolina Sobrinho, explicou que a escolha do tema de estreia levou em conta a necessidade de começar com um assunto atual e permanente. “A gente escolheu um primeiro tema que fizesse sentido e que fosse atemporal. O Boas da Rede tem essa proposta de trabalhar temas pertinentes, que não ficam restritos à educação, mas dialogam com cidadania, tecnologia, saúde e outras áreas que também influenciam a vida escolar”, afirmou. Ela acrescentou que o Reciclar na Rede foi o ponto de partida por tratar de uma pauta sensível e sempre presente, que é o meio ambiente.

A supervisora de Educação Ambiental da Seduct, Isis Vivório, destacou que o projeto vem transformando a relação dos estudantes com o meio ambiente e fortalecendo a participação das escolas na construção de uma cidade mais consciente e sustentável. “O Reciclar na Rede mostra que a educação ambiental precisa ser vivenciada no cotidiano escolar. Quando os alunos compreendem a importância da separação correta dos resíduos e percebem que pequenas atitudes geram grandes impactos, eles se tornam multiplicadores desse conhecimento dentro de casa e na comunidade. Nosso objetivo é formar cidadãos mais conscientes, sensíveis e comprometidos com o futuro da cidade”, afirmou.

Ela também ressaltou a importância do programa Boas da Rede na valorização das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas unidades escolares. “Dar visibilidade às ações das escolas é fundamental para inspirar outras unidades, fortalecer o sentimento de pertencimento e mostrar que a educação transforma realidades quando escola e comunidade caminham juntas”, declarou. 

Este episódio do Boas na Rede aponta que o Reciclar na Rede começou em 2022 em 27 escolas e avançou para 45 unidades da rede municipal em 2026, com previsão de expansão. As ações incluem palestras, oficinas, visitas técnicas e atividades práticas, como o reaproveitamento do óleo de cozinha usado na produção de sabão, medida que ajuda a evitar a contaminação do solo e pode até gerar renda complementar para famílias envolvidas.

Além do Boas da Rede, o Estação Educação terá outros formatos voltados a públicos e temas diferentes. Carolina Sobrinho informou que o EduColab também entra na programação com foco em alunos e professores, valorizando boas práticas desenvolvidas nas escolas, enquanto o Sala 404 vai tratar de assuntos sensíveis, como bullying e gravidez na adolescência, entre outros temas que costumam exigir mais espaço de escuta e debate.

Por Jorge Rocha / Fotos: Divulgação

 

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.