O evento tem como meta ser um espaço aberto, colaborativo e interativo de atualização e construção de conhecimento. Além disso, têm como objetivo ampliar o diálogo entre docentes, discentes e comunidade acadêmica, a partir de temas relacionados à educação, tecnologias, inovação e novas metodologias, incentivando práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte as tecnologias digitais.

O IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais e IV Feira de Educação, Inovação e Tecnologias são eventos integrados, que buscam discutir questões teóricas e práticas sobre inovação, novas metodologias que integrem as tecnologias digitais ao cotidiano da escola.

Cada palestra, exposição, oficina, será um importante momento de reflexão a respeito do uso das tecnologias na educação e compartilhamento de experiências, com interações promovidas pelas mesmas, nas quais serão abordados a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de uma cultura que aproxime cada vez mais o pensar do fazer.

PALESTRAS E PAINEL

Serão 06 palestras que abordarão diversos temas pertinentes às tecnologias e mídias digitais, novas metodologias e inovação na escola e 01 painel “Conectados demais? A infância nas telas digitais”, que abordará os múltiplos impactos das telas digitais na vida de crianças e adolescentes. O evento conta ainda, com 04 oficinas sobre temas como linguagem da programação, aprendizagem criativa, bem-estar digital e inteligência artificial, a aventura de inventar, robótica, metodologias ativas, práticas colaborativas, etc.

Durante o evento, na IV Feira de Educação, Inovação e Tecnologias, haverá exposição de mais de 20 projetos desenvolvidos pelas unidades educacionais da rede pública municipal, com foco na utilização das tecnologias plugadas (ON) e desplugadas (OFF) no processo de aprendizagem dos alunos. Nela, será possível conhecer a aplicação das tecnologias no ambiente escolar e as ações desenvolvidas, além de poder experimentar de algumas dessas atividades. Além disso, será disponibilizado um e-book por meio de um QR Code, detalhando as atividades através de planos de aula e sugestões de atividades.

O público-alvo são docentes da rede municipal, estadual e particular, profissionais da educação, gestores, estudantes universitários e outros interessados na utilização das tecnologias digitais para a construção e desenvolvimento da aprendizagem, nos níveis de ensino básico, médio, superior, e aperfeiçoamento profissional, da pesquisa e extensão acadêmica.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação completa e se inscreva nos turnos que deseja participar.

PALESTRANTES / OFICINEIROS

Felipe Koch

Felipe Koch é professor associado em Estudos de Futuros e Inovação Social, especializado na exploração de imaginários e capacidades coletivas para antecipar e moldar futuros desejáveis. Possui doutoramento em Sociologia do Imaginário e exerce as funções de vice-decano e coordenador de estudos de pós-graduação na Escola Internacional AEI da Université Paris-Est Créteil, França, onde desenvolve e lidera programas sobre prospectiva, gestão da incerteza e transformação social. A sua pesquisa centra-se em como os imaginários influenciam a tomada de decisões e as dinâmicas de transição. Ele demonstra um interesse particular pelo uso do futuro como alavanca para a inovação, explorando de que forma as metodologias de Letramento em Futuros e Governança Antecipatória contribuem para romper com os paradigmas dominantes, permitindo uma melhor abordagem às crises contemporâneas. Como palestrante e instrutor sênior, Felipe colabora com instituições públicas e privadas, orientando organizações na adoção de metodologias de prospectiva e no desenvolvimento de capacidades de antecipação. É também membro titular da World Futures Studies Federation e participa ativamente em projetos internacionais com a Aurora Alliance e outras redes acadêmicas dedicadas à inovação social e abordagens transdisciplinares para o futuro.

Renata Cristina de Oliveira Tomaz

Doutora (2017) e mestre (2011) em Comunicação e Cultura e graduada em jornalismo (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta e coordenadora de graduação na Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio). Professora nos Programas de Pós-graduação em Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (FGV Comunicação Rio) e Mídia e Cotidiano (PPGMC UFF). Cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria) e membro do Conselho Consultivo do Programa Criança e Consumo (Instituto Alana). Vencedora do Prêmio Eduardo Peñuela 2018, concedido pela Compós, na categoria Melhor Tese de Doutorado. Autora dos livros "Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea" (Appris) e "O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, Infância e Celebridades" (EdUFBA). Foi editora das revistas Mídia e Cotidiano (UFF), entre 2019 e 2022, e DESIDADES (UFRJ), de 2017 a 2022. Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas de mídia, infâncias, juventudes, subjetividades contemporâneas, culturas digitais, redes sociais e governança da internet.

Leandro Bento de Castro

Especialista em Tecnologias Educacionais | Formação de Professores | Gestão Projetos Educacionais | Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo, professor em cursos de pós graduação Instituto Ânima e na Universidade São Judas Tadeu e longa experiência em formação docente aplicada a projetos educacionais transformadores

Dr.ª Luiza Leite Cabral Loureiro Coutinho

Advogada sênior no Escritório Marrafon, Robl e Grandinetti Advogados Associados (MRG Advocacia - DF). Professora universitária de Direito Civil, Direito Digital, Biodireito e Direito do Consumidor. Autora do livro "Riscos em sistemas de inteligência artificial: definição, tipologia, correlações, principiologia, responsabilidade civil e regulação", lançado pela Editora Juspodivm em 2024. Mestre na Linha de Pesquisa em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialização em Direito Processual Civil: CPC/1973 x CPC/2015 (Fórum/UCAM, sob a coordenação do Des. Dr. Alexandre Freitas Câmara). Especialização em Direito Administrativo, com foco em Previdência Social - RPPS (Fórum/UCAM, sob a coordenação do Dr. Rafael Oliveira). Pós-Graduada "lato sensu" pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Graduada em Direito pelo UNIFLU/FDC. Coautora de obras jurídicas coletivas. Parecerista em revistas jurídicas científicas. Associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Pesquisadora da Comissão Nacional de Pesquisa do IBDFAM e membro dos Grupos de Pesquisa IBDFAM-Tec e IBDFAM-Biodireito. Tradutora inglês-espanhol-português (CAE/CPE "University of Cambridge").

Dr.ª Lana Maria Pereira da Silva

Graduada em Medicina. Especialista em Psiquiatria, Titulada pela AMB/ABP (RQE- 21345) - Certificada na Área de Atuação em Psicogeriatria pela AMB/ ABP (RQE 24771). Ex- Diretora da Saúde mental do município de Campos dos Goytacazes. Diretora Clinica e Coordenadora Técnica da Clincia Vila Verde- Unidade Campos dos Goytacazes. Áreas de interesse- Psiquiatria clínica ( TDAH Adolescente e Adulto) Psicogeriatria e Gestão.

Eliana Crispim França Luquetti

Pós-doutoramento em Cognição e Linguagem. Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, mudança linguística; sociolinguística, linguística aplicada ao ensino de línguas, variação, formação de professores, alfabetização e letramento, ensino de leitura, livro didático e seus usos, léxico e gêneros textuais. Além disso, atua e coordena disciplinas das licenciaturas em EAD: Prática de Ensino III e Educação Infantil do CECIERJ/ CEDERJ, na modalidade a distância(desde 2010). E, também, atua como coordenadora de Curso de Licenciatura em Pedagogia em EAD do CECIERJ/ CEDERJ; chefe do Laboratório de Estudos em Educação e Linguagem LEEL/CCH; como avaliadora do Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e coordena o Projeto de Pesquisa projetos de pesquisa e de extensão, desde 2010.

Prof.ª Ma. Roberta Santana Barroso Ferreira

Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF), Mestra em Cognição e Linguagem (UENF), Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Nova Iguaçu - UNIG (2003) e Pedagogia - FAVENI (2020) com especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Nova Iguaçu - UNIG (2005) e Gestão Educacional pela FAVENI (2021), Linguística Aplicada na Educação - Universidade Candido Mendes (2021), Tutoria de Educação a Distância- FAVENI (2021), Linguagem, Tecnologia e Educação-UFMG (2023). Semiótica e Análise do Discurso - FAMESP (2024). Neurolinguística - FAVENI (2025). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Gestão educacional e Coordenação pedagógica atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva; gestão educacional, disfunções de aprendizagem, TEA, atuação psicopedagógica, tecnologia na educação, letramentos digitais, inteligência artificial generativa, metodologias ativas e ensino de Língua Portuguesa. Atuação profissional: Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar (AAGE) (SEEDUC), Professora na Educação Básica (SEEDUC) e no Ensino Superior (UENF); Coordenadora de trabalho de conclusão de curso do curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia EAD _ UENF ( bolsista CEDERJ); Revisora de textos; Revisora de periódicos; Consultora em assuntos pedagógicos.

Nicole Stallivieri

Doutoranda em Linguística (UERJ), Mestre em Letras, Especialista em Língua Portuguesa, Graduada em Letras - Português/Literatura. Integrante de grupo de pesquisa sobre políticas públicas para a educação, linguagem, leitura, avaliação, tecnologias educacionais, análise do discurso e comunicação. Professora, Pesquisadora e Assessora Pedagógica da Editora Moderna atua com formação de professores e gestores educacionais.

Emilly Fidelix

Professora de pós-graduação no Instituto Singularidades (referência em educação inovadora no Brasil), da disciplina: Educação híbrida e a aprendizagem mão na massa na cultura maker e STEAM e professora de pósgraduação para gestores educacionais no SENAC/PE. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificada em Storytelling pela National Geographic e pela Full Sail University (Flórida). Professora e pesquisadora de educação há 15 anos, tendo atuado em todos os segmentos, no setor público e privado. Foi cocriadora do Nova Escola Box a convite da Nova Escola. É formadora de professores e palestrante do ensino básico e superior, tendo atuado em diversos estados brasileiros, tratando sobre metodologias ativas, inovação na educação, BNCC e criatividade. Fundadora do Se liga, prof! e autora de cursos de formação online para docentes.

Pompílio Guimarães Reis Filho

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção no ISECENSA e membro da Agência ISECENSA de Inovação. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre pelo Programa de Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão, no Instituto Federal Fluminense (IFF), e especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Programa de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Engenharia de Produção pelos Institutos Superiores de Ensino do CENSA (ISECENSA), atuou como Diretor de Inovação na Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campos, desenvolvendo projetos de apoio ao ecossistema regional de empreendedorismo e inovação, e atuou por 4 anos na TV Globo desenvolvendo projetos nas áreas de processos, projetos e estratégia.

Vinícius Laerte Guimarães Nunes

Administrador de empresas com mais de 20 anos de experiência na área comercial e atua como empresário no setor de soluções em tecnologia educacional, especialmente voltadas ao setor público. Interessado em compreender o comportamento humano e os sistemas de crenças, dedica-se a refletir sobre os impactos da tecnologia na vida contemporânea e sobre a importância do cuidado com a saúde emocional nas relações pessoais e profissionais.

Fermín Alfredo Tang Montané

Possui graduação em Pesquisa Operacional pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1994), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1998) e doutorado em Engenharia de Produção com ênfase em Otimização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2004). Atuou como professor nos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação na Universidade Cândido Mendes (UCAM-Campos) entre 2006 e 2010, e no Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (MPOIC) na mesma universidade, onde foi coordenador do referido curso (Dez. 2008 - Jul. 2010). Desde 2010 é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), lotado no CCT/LCMAT e atuando principalmente no Curso de Ciência da Computação. Foi Coordenador do Curso de Ciência da Computação por três períodos (2019-2024). Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPCL) da UENF e coordena a disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia UENF do Consorcio CEDERJ. Desenvolve trabalhos nas áreas de pesquisa operacional, problemas de otimização e programação matemática e na área microcontroladores. Também atua na área interdisciplinar e desenvolve pesquisas relacionadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, objetos de aprendizagem digitais, jogos e EAD. Coordenou o projeto de Extensão Introdução à Programação e Robótica no Norte Fluminense (Ago 2022-Jul 2024) realizando atividades em algumas escolas do município de Campos dos Goytacazes

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.