O evento tem como meta ser um espaço aberto, colaborativo e interativo de atualização e construção de conhecimento. Além disso, têm como objetivo ampliar o diálogo entre docentes, discentes e comunidade acadêmica, a partir de temas relacionados à educação, tecnologias, inovação e novas metodologias, incentivando práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte as tecnologias digitais.

O IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais e IV Feira de Educação, Inovação e Tecnologias são eventos integrados, que buscam discutir questões teóricas e práticas sobre inovação, novas metodologias que integrem as tecnologias digitais ao cotidiano da escola.

Cada palestra, exposição, oficina, será um importante momento de reflexão a respeito do uso das tecnologias na educação e compartilhamento de experiências, com interações promovidas pelas mesmas, nas quais serão abordados a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de uma cultura que aproxime cada vez mais o pensar do fazer.

PALESTRAS E PAINEL

Serão 06 palestras que abordarão diversos temas pertinentes às tecnologias e mídias digitais, novas metodologias e inovação na escola e 01 painel “Conectados demais? A infância nas telas digitais”, que abordará os múltiplos impactos das telas digitais na vida de crianças e adolescentes. O evento conta ainda, com 04 oficinas sobre temas como linguagem da programação, aprendizagem criativa, bem-estar digital e inteligência artificial, a aventura de inventar, robótica, metodologias ativas, práticas colaborativas, etc.

Durante o evento, na IV Feira de Educação, Inovação e Tecnologias, haverá exposição de mais de 20 projetos desenvolvidos pelas unidades educacionais da rede pública municipal, com foco na utilização das tecnologias plugadas (ON) e desplugadas (OFF) no processo de aprendizagem dos alunos. Nela, será possível conhecer a aplicação das tecnologias no ambiente escolar e as ações desenvolvidas, além de poder experimentar de algumas dessas atividades. Além disso, será disponibilizado um e-book por meio de um QR Code, detalhando as atividades através de planos de aula e sugestões de atividades.

O público-alvo são docentes da rede municipal, estadual e particular, profissionais da educação, gestores, estudantes universitários e outros interessados na utilização das tecnologias digitais para a construção e desenvolvimento da aprendizagem, nos níveis de ensino básico, médio, superior, e aperfeiçoamento profissional, da pesquisa e extensão acadêmica.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação completa e se inscreva nos turnos que deseja participar.

PALESTRANTES / OFICINEIROS

Felipe Koch

Felipe Koch é professor associado em Estudos de Futuros e Inovação Social, especializado na exploração de imaginários e capacidades coletivas para antecipar e moldar futuros desejáveis. Possui doutoramento em Sociologia do Imaginário e exerce as funções de vice-decano e coordenador de estudos de pós-graduação na Escola Internacional AEI da Université Paris-Est Créteil, França, onde desenvolve e lidera programas sobre prospectiva, gestão da incerteza e transformação social. A sua pesquisa centra-se em como os imaginários influenciam a tomada de decisões e as dinâmicas de transição. Ele demonstra um interesse particular pelo uso do futuro como alavanca para a inovação, explorando de que forma as metodologias de Letramento em Futuros e Governança Antecipatória contribuem para romper com os paradigmas dominantes, permitindo uma melhor abordagem às crises contemporâneas. Como palestrante e instrutor sênior, Felipe colabora com instituições públicas e privadas, orientando organizações na adoção de metodologias de prospectiva e no desenvolvimento de capacidades de antecipação. É também membro titular da World Futures Studies Federation e participa ativamente em projetos internacionais com a Aurora Alliance e outras redes acadêmicas dedicadas à inovação social e abordagens transdisciplinares para o futuro.

Renata Cristina de Oliveira Tomaz

Doutora (2017) e mestre (2011) em Comunicação e Cultura e graduada em jornalismo (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta e coordenadora de graduação na Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio). Professora nos Programas de Pós-graduação em Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (FGV Comunicação Rio) e Mídia e Cotidiano (PPGMC UFF). Cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria) e membro do Conselho Consultivo do Programa Criança e Consumo (Instituto Alana). Vencedora do Prêmio Eduardo Peñuela 2018, concedido pela Compós, na categoria Melhor Tese de Doutorado. Autora dos livros "Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea" (Appris) e "O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, Infância e Celebridades" (EdUFBA). Foi editora das revistas Mídia e Cotidiano (UFF), entre 2019 e 2022, e DESIDADES (UFRJ), de 2017 a 2022. Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas de mídia, infâncias, juventudes, subjetividades contemporâneas, culturas digitais, redes sociais e governança da internet.

Leandro Bento de Castro

Especialista em Tecnologias Educacionais | Formação de Professores | Gestão Projetos Educacionais | Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo, professor em cursos de pós graduação Instituto Ânima e na Universidade São Judas Tadeu e longa experiência em formação docente aplicada a projetos educacionais transformadores

Dr.ª Luiza Leite Cabral Loureiro Coutinho

Advogada sênior no Escritório Marrafon, Robl e Grandinetti Advogados Associados (MRG Advocacia - DF). Professora universitária de Direito Civil, Direito Digital, Biodireito e Direito do Consumidor. Autora do livro "Riscos em sistemas de inteligência artificial: definição, tipologia, correlações, principiologia, responsabilidade civil e regulação", lançado pela Editora Juspodivm em 2024. Mestre na Linha de Pesquisa em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialização em Direito Processual Civil: CPC/1973 x CPC/2015 (Fórum/UCAM, sob a coordenação do Des. Dr. Alexandre Freitas Câmara). Especialização em Direito Administrativo, com foco em Previdência Social - RPPS (Fórum/UCAM, sob a coordenação do Dr. Rafael Oliveira). Pós-Graduada "lato sensu" pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Graduada em Direito pelo UNIFLU/FDC. Coautora de obras jurídicas coletivas. Parecerista em revistas jurídicas científicas. Associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Pesquisadora da Comissão Nacional de Pesquisa do IBDFAM e membro dos Grupos de Pesquisa IBDFAM-Tec e IBDFAM-Biodireito. Tradutora inglês-espanhol-português (CAE/CPE "University of Cambridge").

Dr.ª Lana Maria Pereira da Silva

Graduada em Medicina. Especialista em Psiquiatria, Titulada pela AMB/ABP (RQE- 21345) - Certificada na Área de Atuação em Psicogeriatria pela AMB/ ABP (RQE 24771). Ex- Diretora da Saúde mental do município de Campos dos Goytacazes. Diretora Clinica e Coordenadora Técnica da Clincia Vila Verde- Unidade Campos dos Goytacazes. Áreas de interesse- Psiquiatria clínica ( TDAH Adolescente e Adulto) Psicogeriatria e Gestão.

Eliana Crispim França Luquetti

Pós-doutoramento em Cognição e Linguagem. Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada e Bacharela em Português/Latim, também pela UFRJ. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, mudança linguística; sociolinguística, linguística aplicada ao ensino de línguas, variação, formação de professores, alfabetização e letramento, ensino de leitura, livro didático e seus usos, léxico e gêneros textuais. Além disso, atua e coordena disciplinas das licenciaturas em EAD: Prática de Ensino III e Educação Infantil do CECIERJ/ CEDERJ, na modalidade a distância(desde 2010). E, também, atua como coordenadora de Curso de Licenciatura em Pedagogia em EAD do CECIERJ/ CEDERJ; chefe do Laboratório de Estudos em Educação e Linguagem LEEL/CCH; como avaliadora do Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e coordena o Projeto de Pesquisa projetos de pesquisa e de extensão, desde 2010.

Tamara Tania Cohen Egler

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Aposentada Emérita, é coordenadora do INCT Política Pública, Inovação e Desenvolvimento Urbano do CNPq e do Laboratório Espaço no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro IPPUR/UFRJ. Pesquisadora do CNPq 1980-2024 e Cientista do Nosso Estado, 2011-2020 e 2021 até a presente data. Na sua experiência no campo do Planejamento Urbano e Regional, deriva uma cultura acadêmica formada na interdisciplinaridade, sua pesquisa está focada nos efeitos da inovação tecnológica sobre os processos espaciais. No sentido de examinar as formas particulares de acumulação dos capitais das corporações de informática, dos processos associados às suas plataformas. Os recursos adquiridos com órgãos de financiamento da pesquisa, tornaram possível a coordenação de redes de pesquisa. Destaca-se o projeto: Redes sociotécnicas no governo da cidade, financiada pelo edital Internacional Frida-Lacnic, forma uma rede Latino Americana de pesquisadores. Tecnologia na educação e na cidade, quando foi contemplada com recursos da Capes, forma a Rede de Políticas Públicas para Educação. E o projeto Política Pública, Inovação e desenvolvimento urbano, contemplada no edital Instituto Nacional de Ciência e tecnologia do CNPq, que permitiu a formação de uma ampla rede de cinquenta pesquisadores focados no campo da inovação e território nos importante é a proposta de políticas públicas que derivam da inovação sobres as mutações do território. Orientador de mestrado e de doutorado, publicou 39 artigos em revistas nacionais e internacionais, 42 capítulos de livros, e organizou 16 livros.

Nicole Stallivieri

Doutoranda em Linguística (UERJ), Mestre em Letras, Especialista em Língua Portuguesa, Graduada em Letras - Português/Literatura. Integrante de grupo de pesquisa sobre políticas públicas para a educação, linguagem, leitura, avaliação, tecnologias educacionais, análise do discurso e comunicação. Professora, Pesquisadora e Assessora Pedagógica da Editora Moderna atua com formação de professores e gestores educacionais.

Emilly Fidelix

Professora de pós-graduação no Instituto Singularidades (referência em educação inovadora no Brasil), da disciplina: Educação híbrida e a aprendizagem mão na massa na cultura maker e STEAM e professora de pósgraduação para gestores educacionais no SENAC/PE. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, certificada em Storytelling pela National Geographic e pela Full Sail University (Flórida). Professora e pesquisadora de educação há 15 anos, tendo atuado em todos os segmentos, no setor público e privado. Foi cocriadora do Nova Escola Box a convite da Nova Escola. É formadora de professores e palestrante do ensino básico e superior, tendo atuado em diversos estados brasileiros, tratando sobre metodologias ativas, inovação na educação, BNCC e criatividade. Fundadora do Se liga, prof! e autora de cursos de formação online para docentes.

Pompílio Guimarães Reis Filho

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção no ISECENSA e membro da Agência ISECENSA de Inovação. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre pelo Programa de Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão, no Instituto Federal Fluminense (IFF), e especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Programa de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Engenharia de Produção pelos Institutos Superiores de Ensino do CENSA (ISECENSA), atuou como Diretor de Inovação na Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campos, desenvolvendo projetos de apoio ao ecossistema regional de empreendedorismo e inovação, e atuou por 4 anos na TV Globo desenvolvendo projetos nas áreas de processos, projetos e estratégia.

Vinícius Laerte Guimarães Nunes

Administrador de empresas com mais de 20 anos de experiência na área comercial e atua como empresário no setor de soluções em tecnologia educacional, especialmente voltadas ao setor público. Interessado em compreender o comportamento humano e os sistemas de crenças, dedica-se a refletir sobre os impactos da tecnologia na vida contemporânea e sobre a importância do cuidado com a saúde emocional nas relações pessoais e profissionais.

Fermín Alfredo Tang Montané

Possui graduação em Pesquisa Operacional pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1994), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1998) e doutorado em Engenharia de Produção com ênfase em Otimização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2004). Atuou como professor nos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação na Universidade Cândido Mendes (UCAM-Campos) entre 2006 e 2010, e no Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (MPOIC) na mesma universidade, onde foi coordenador do referido curso (Dez. 2008 - Jul. 2010). Desde 2010 é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), lotado no CCT/LCMAT e atuando principalmente no Curso de Ciência da Computação. Foi Coordenador do Curso de Ciência da Computação por três períodos (2019-2024). Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PPCL) da UENF e coordena a disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia UENF do Consorcio CEDERJ. Desenvolve trabalhos nas áreas de pesquisa operacional, problemas de otimização e programação matemática e na área microcontroladores. Também atua na área interdisciplinar e desenvolve pesquisas relacionadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, objetos de aprendizagem digitais, jogos e EAD. Coordenou o projeto de Extensão Introdução à Programação e Robótica no Norte Fluminense (Ago 2022-Jul 2024) realizando atividades em algumas escolas do município de Campos dos Goytacazes

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.