Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

A tecnologia como aliada na aprendizagem

O uso da tecnologia da sala de aula tem sido um recurso muito utilizado na Rede Municipal de Educação. Atualmente, 77 professores Orientadores de Tecnologias atuam em 63 unidades escolares, tornando o ensino aprendizagem ainda mais prazeroso e criativo. Entre as escolas que têm trabalhado com tecnologia estão Lions II, situada no Parque São Jorge; Lídia Leitão de Albernaz, no Cidade Luz; Branca Peçanha, no Eldorado e Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Santa Rosa.

 Professora de Tecnologia do Lions II, Cristiane de Oliveira Assis, ressaltou que o uso da tecnologia no ensino-aprendizagem tem se tornado cada vez mais presente e significativo. Ela tem utilizado um aplicativo de realidade aumentada em 3D, o Quiver, em suas aulas. Os alunos passam por duas etapas, a pintura da figura, obtida no aplicativo e depois a visualização dessa figura, na cor que eles pintaram, em 3D.

“As crianças amaram, pois, foge da rotina e do que eles esperam ver em uma tela de celular e tablet. Esta semana estou trabalhando a Páscoa, por isso, utilizei a figura de uma coelhinha. A tecnologia não substitui o professor, mas amplia as possibilidades pedagógicas, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e personalizadas. Ferramentas digitais, como plataformas de aprendizagem, jogos educativos, inteligência artificial e realidade aumentada, estão ajudando os alunos a aprender de forma mais ativa e significativa. Claro que o desafio é garantir o acesso e o uso crítico dessas tecnologias, mas quando bem utilizadas, elas potencializam muito o processo de ensino”, acredita Cristiane.

TECNOLOGIA PARA CONTAR HISTÓRIA

Na Escola Municipal Branca Peçanha, em março, o mês de aniversário da cidade foi trabalhado utilizando a tecnologia para falar dos pontos turísticos e históricos do município. A professora de Tecnologias Digitais, Márcia Valéria dos Santos Silva Gomes, disse que os alunos aprenderam sobre o Mercado Municipal, o Jardim São Benedito, a Ponte Barcelos Martins e a Praça São Salvador, utilizando a Robótica na construção de elementos como praça iluminada, brinquedos como gangorras e balanços, pontes, jangadas, barcos e ainda o Canal campos Macaé. As atividades foram trabalhadas com as turmas do 1º ao 5º ano.

 Márcia diz que, como professora no espaço de Tecnologias e Mídias Digitais, tem acompanhado de perto as transformações que as aulas vêm promovendo na vida das crianças.

“Mais do que aprender a lidar com ferramentas digitais, elas estão desenvolvendo autonomia, criatividade e uma postura mais investigativa diante dos desafios. É visível o quanto se sentem motivadas ao utilizar recursos tecnológicos para resolver problemas, criar, explorar e se expressar. A tecnologia, quando bem conduzida, amplia horizontes e fortalece habilidades importantes para o presente e o futuro. Elas aprendem colaborando, testando hipóteses, errando e recomeçando – e isso, além de formar estudantes mais preparados, forma pessoas mais confiantes”, explicou Márcia Valéria.

TRABALHO EM PARCERIA

Gestora da Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, Elienes Zanela da Silva Arêas, contou que o trabalho com tecnologias digitais e robótica trazem o pensamento computacional em atividades desplugadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE).

“O trabalho é feito em parceria com o professor da turma regular. Ele apresenta o conteúdo que está sendo utilizado em sala de aula para ser enriquecido com vídeos, jogos em aplicativos e outras atividades da cultura maker. Utilizamos os recursos tecnológicos tais como: Tablet, Chromebook, projetor, e os materiais de robótica. As atividades são realizadas na sala de Tecnologia com a professora Onalita Tavares Benvido, seguindo o cronograma da turma”, ressaltou a gestora.

EDUTEN

Já na Professora Eunícia Ferreira da Silva a tecnologia tem ajudado aos alunos a entender e gostar das aulas de matemática através do Eduten, que é um caderno digital de matemática gameficada, usado em vários países e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo. A ferramenta é utilizada como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.

A diretora da Escola Daniely Pelicioni Azeredo destacou que, esta semana, os professores trabalharam o sistema de numeração decimal, material dourado e problemas com as quatro operações, usando a plataforma. “A utilização do Eduten ocorre semanalmente, permitindo que pais e professores acompanhem o progresso dos alunos e confiram seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, o professor pode lançar um desafio semanal para todos”, contou Daniely.

A Professora de Suporte Pedagógico (PSP) da escola, Marta Magalhães, relatou que o Eduten é uma ferramenta simples e poderosa que permite ao aluno uma maneira prática e lúdica de compreender a matemática. “No início do ano letivo recebemos o nosso professor local da Eduten Dyego Alves, para uma formação pedagógica. Foi um momento de grande aprendizado, onde pudemos tirar dúvidas, opinar e aprender um pouco mais sobre a importante rotina de utilização da ferramenta”, pontuou Marta.

ALUNOS APROVAM

Aluno da Professora Eunícia Ferreira da Silva, Davi Lucca contou que ano passado as notas melhoraram bastante com a ajuda do Eduten. “Este ano, quero melhorar ainda mais. Eu gosto muito de estudar e o Eduten me ajuda a crescer ainda mais”, explicou Davi.

A opinião de Davi é compartilhada também pelos alunos Brayan Rodrigues e Davi Neves. “Eu gosto muito porque me ajuda a entender melhor a matéria e, com isso, melhora nossas notas”, explicou Davi.

Para Brayan, a plataforma melhorou muito o desenvolvimento da turma na Matemática. “É muito bom. Eu gosto muito. As aulas ficam mais legais”, concluiu Brayan.

 

Por: Mariane Pessanha

Fotos: Daniely Pelicioni Azeredo¸ Cristiane de Oliveira Assis, Márcia Valéria dos Santos Silva Gomes, Onalita Tavares Benvido

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.