A Prefeitura de Campos está construindo uma nova unidade escolar no bairro Fazendinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A Escola Municipal José Carneiro Terra está recebendo obra de ampliação modular e vai se transformar em um Centro Escolar Integrado, com a oferta de creche e escola do ensino fundamental I, como afirmou o secretário da pasta, Marcelo Feres.
“A obra de ampliação modular vai receber os atuais alunos com a construção de quatro salas de aula, novos banheiros, incluindo sanitários para PCDs, cozinha, despensa, frigorífico, refeitório, área de serviço e área administrativa, com Secretaria, Direção, Sala dos professores, Almoxarifado e banheiros. Estamos realizando a ampliação por meio de construção modular, que, além de ser mais rápida, é segura e sustentável”, afirmou Marcelo.
Segundo o coordenador do Departamento de Infraestrutura, Francisco Eduardo Freitas, quando a nova unidade ficar pronta, as crianças da Escola José Carneiro Terra serão transferidas para a nova sede. “E onde funcionava a Escola José Carneiro vai se transformar na Creche José Moreira. Após a transferência dos alunos, o atual imóvel da José Carneiro também vai receber modificações para ser transformado em creche”, assegurou.
As obras de reforma chegaram a cerca de 60 unidades escolares. São prédios, na maioria dos casos, sem reparos há cerca de 15 anos. Além disso, quatro novas escolas foram construídas. E agora a Secretaria está realizando o Programa de Expansão e Ampliação das escolas e creches da rede municipal de ensino, por construção modular, que está contemplando, atualmente, 12 unidades.
Ao todo, 27 unidades serão ampliadas no modelo de construção modular, sem contar as que estão em licitação no modelo tradicional, com tijolo e cimento. Além disso, serão construídas mais 5 novas unidades, também por meio de construção modular.
“Estamos trabalhando para que esses serviços cheguem a todas as unidades escolares espalhadas pelo município. Se ainda não chegou na sua escola, vai chegar. Nosso objetivo é oferecer conforto e qualidade aos profissionais da Educação e alunos. É muito bom presenciar a transformação das escolas que antes não tinham infraestrutura suficiente e, hoje, estão recebendo serviços necessários para que as pessoas possam ensinar e aprender dignamente. Queremos a escola viva e, para isso, temos que oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem”, reforçou o secretário.
Por: Kamilla Uhl – Foto: César Ferreira