Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Divulgado resultado parcial das propostas de projetos do Programa Mais Ciência

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) divulgou o resultado parcial das propostas de projetos submetidas e preliminarmente classificadas do Programa Mais Ciência edição 2025. A lista está no Diário Oficial do município desta quinta-feira (15) e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) 

 

Trata-se do Edital Nº 02/2025, que superou as expectativas e as metas de inscritos dos anos anteriores. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Feres, foram 139 projetos inscritos. Desse total,  foram aprovados 20 projetos de demandas espontâneas e 42 de demandas induzidas.

“Na última edição foram 120 inscritos e, neste ano, conseguimos bater a meta novamente, o que demonstra o sucesso dos nossos programas de bolsas. O Mais Ciência visa selecionar bolsistas para projetos desenvolvidos pelas universidades públicas e privadas do município, que sejam de interesse da Prefeitura, durante 14 meses, com início em junho deste ano. A divulgação do resultado final se dará em 23 de maio e a assinatura do termo de outorga de 26 a 31 de maio”, informou o secretário.

De acordo com a coordenadora do Mais Ciência, Leonora Tinoco, essa já é a 5ª edição do Programa e dessa vez foram selecionados 62 projetos, com oferta de bolsas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT) e de Extensão para graduandos e Taxa de Bancada para custeio do projeto, que deverá ser submetido pelo Professor Orientador.

“Estou muito feliz, pois, mais uma vez, recebemos um quantitativo recorde de inscrições! E os números vêm crescendo gradativamente em cada edição. Foram 96 em 2022, 120 em 2023 e agora 139. Isso mostra que o Mais Ciência já está consolidado no meio acadêmico como uma excelente oportunidade para que professores e alunos direcionem suas pesquisas para o município, trazendo soluções para demandas diversas”, disse Leonora.

O valor da bolsa de IC, IT ou Ext será de R$ 700 mensais, concedidas por um período de 14 meses. A taxa de bancada paga ao professor Orientador poderá ser concedida no limite máximo de R$ 1.500, paga em duas parcelas, sendo 50% ao final do 1º mês de atividade do projeto e 50% ao final do 7º mês de seu desenvolvimento.

Leonora acrescentou que a Seduct vem investindo recursos cada vez maiores em seu Programa de Bolsas, que envolve, além do Mais Ciência, o Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa. “No caso deste novo edital do Mais Ciência, tivemos um investimento 40% maior em relação ao anterior. Estamos promovendo o desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos com foco no município, estimulando uma maior aproximação entre o poder público e a Academia, numa parceria extremamente benéfica para ambos”, comentou.

 

Por Kamilla Uhl

Foto: Welligton Rangel

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.