Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Secretário participa de Formação, Alinhamento e Planejamento Pedagógico na perspectiva CNCA

 

Ao longo de toda a semana, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) promoveu, por meio do Comitê do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA /Seduct) e da Coordenação de Ensino Fundamental Anos Iniciais, diversas capacitações do Percurso Formativo da Alfabetização – Performa CNCA, na Universidade Estácio de Sá. O secretário de Educação, Marcelo Feres, participou das palestras e acompanhou os trabalhos de perto.

Os encontros contaram, ainda, com a participação da fonoaudióloga Isabela Brandt, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), promovendo o aprofundamento das discussões sobre Consciência Fonológica, tema central do Curso Performa, implementado em fevereiro deste ano pela Diretoria Pedagógica e pelo Comitê CNCA/Seduct.

De acordo com Marcelo, o Performa tem duração de 60h e ementa organizada em quatro módulos, abordando os pilares essenciais para o desenvolvimento da alfabetização. Além da Consciência Fonológica, também foram citados assuntos relacionados à Recomposição Bloco 1/SAEB.

“Atendemos aproximadamente 400 professores nos encontros quinzenais de formação, alinhamento e planejamento pedagógico, para estas etapas de ensino, com objetivo de fortalecer e qualificar ainda mais as práticas nas salas de aula de nossa rede”, explicou o secretário.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seduct, Verônica Gomes, lembrou que os encontros de Formação, Alinhamento e Planejamento Pedagógico em 2025 são voltados para professores e equipe técnico-pedagógica das escolas.

“Eles estão organizados de forma a estruturar um trabalho que traga resultados como a alfabetização na idade certa e a garantia do fluxo escolar com a eficiência dos processos de ensino e aprendizagem, tendo como parâmetro a análise dos resultados das avaliações internas e externas da rede pública municipal. Todos os envolvidos no processo estão empenhados em garantir os direitos de aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou Verônica.

Segundo a articuladora municipal do Compromisso Nacional, Layla Constantino, os professores do 1º ano de escolaridade foram contemplados na segunda (12); 2º ano, terça (13); 3º ano, na quarta (14); 4º ano e Turmas de Nivelamento na quinta (15); e  5º ano, nesta sexta (16). As formações aconteceram tanto no turno da manhã quanto da tarde.

“Todas as formações do Percurso Formativo estão sendo desenvolvidas na perspectiva do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por meio do qual diversas ações estão sendo realizadas em parceria com os estados e municípios. O principal objetivo do programa é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° do Ensino Fundamental e promover a recomposição de aprendizagens das crianças do 3°,4° e 5° anos, que tiveram seu processo de alfabetização impactado pela pandemia da Covid-19”, destacou Layla.

Em dezembro do ano passado, Campos recebeu o Selo Ouro do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em razão das boas práticas de alfabetização na rede municipal de ensino.

 

Por Kamilla Uhl – fotos: Mauro Antônio

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.