O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou, neste sábado (17), do IIº Seminário Junino de Campos dos Goytacazes, promovido pela Liga de Danças Folclóricas de Campos. O evento teve início às 9h na Academia Campista de Letras, e prossegue até às 17h, encerrando com um Show de Luciano do Forró, no Jardim São Benedito. Marcelo foi o primeiro palestrante, abordando o tema “O Elo entre Educação e Cultura”.
Também estavam presentes a subsecretária de Gestão Operacional da Seduct, Cátia Mello; a presidente da Liga, Leila Barbosa; vice-presidente, Geovana Almeida; secretária Municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro; e a professora Auxiliadora Freitas, ex-vereadora, ex-secretária de Educação de Campos e ex-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, convidada especial dos organizadores, em virtude do trabalho desenvolvido em prol da Liga.
Segundo Marcelo Feres, esse é um momento importante de integração entre a educação e a cultura. “A Escola tem esse papel: ajudar a criar uma cultura inclusiva. Pensar em educação é, necessariamente, pensar em cultura, e isso exige criticidade, pois a diversidade é própria da humanidade. E as diferentes culturas despertam exatamente dessa diversidade e da história de cada um. O espaço da escola é, sobretudo, um espaço cultural, de convivência, de troca, de heterogeneidade. É preciso acolher e incluir todos os estudantes, e respeitar suas características. Isso tem a ver com fugir dos preconceitos que temos enquanto sociedade. A gente ainda não chegou nesse nível de sociedade que respeita as culturas, as tradições e as religiões, por exemplo. O grande desafio é conseguir associar a tradição, manifestada, por exemplo, nas festas juninas, com a inovação”, destacou Feres.
A segunda palestra ficou a cargo do professor e jornalista Marcelo Sampaio, mestre em História, fundador e presidente do Centro Cultural Marcelo Sampaio. Ele falou sobre História da Cultura Popular.
Em seguida, o evento contou com palestra do Influencer Digital e chefe de Marketing da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Matheus Andrade. Ele discursou sobre a Importância das Mídias Sociais e Conteúdos no Mundo Junino.
“Esse seminário vem ao encontro de tudo que a gente planeja. Nosso objetivo é mostrar, nesse mês que vai iniciar, o mundo junino, o movimento junino para toda a Campos, para toda a região. Esse seminário é um pontapé, a gente está buscando profissionalizar cada vez mais, ir além só do dançar, de chegar no local e se apresentar. Precisamos conhecer desde a música, passando pela vestimenta, tudo para manter a tradição. E essa parceria com a Educação foi muito bem aceita pelo professor Marcelo Feres, que também deseja dinamizar a cultura, inserindo ainda mais dentro da educação. Queremos muito agradecer por essa parceria que vamos continuar ampliando no futuro. Temos uma proposta de fazer o primeiro festival junino da Educação. Então, hoje, foi dado esse pontapé inicial”, disse Geovana.
Por Kamilla Uhl – Fotos: Wellington Rangel