A Direção Geral e a Coordenação de Extensão da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) promoveram um encontro com diversas instituições que participaram e/ou foram beneficiadas por projetos desenvolvidos pela FMC. O evento aconteceu na semana passada com participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), parceira da instituição em diversas frentes de trabalho, para celebrar a conquista do Selo ODS Educação 2024.
Graças a essas parcerias, a instituição conquistou o Selo, uma certificação que reconhece o compromisso das instituições com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O Programa Saúde na Escola (PSE) e três unidades escolares da rede municipal de ensino marcaram presença, em razão das ações que oferecem junto com os cursos da Faculdade.
De acordo com o diretor geral da FMC, professor Edilbert Pellegrini, o objetivo foi apresentar um balanço das ações sociais que contribuíram para a conquista do prêmio. Ele agradeceu o apoio das instituições parceiras, congratulando e dividindo a conquista com todos, além de apresentar resumo do planejamento estratégico com foco na ampliação do número de projetos elegíveis para a certificação em 2025.
Além do coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, e de integrantes do setor, marcaram presença representantes da Escola Municipal Custódio Generoso Vieira, Escola Municipal Fazenda Aleluia, Creche Municipal João Siqueira dos Santos, do Hospital Plantadores de Cana, Instituto Federal Fluminense, UBS Quilombo, Quilombo de Lagoa Feia, Associação Amigos do Rim, Igreja Esperança Viva e Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ).
O projeto “Promoção de hábitos saudáveis por meio de atividades lúdicas com crianças na primeira etapa da Educação Básica: uma proposta interativa” é uma das ações. Há, ainda, o “Projeto de curricularização da extensão, “FMC nos Quilombos”, que oferece palestras mostrando sintomas, causas e como se prevenir de doenças como Toxoplasmose, Tricuriase, Pediculose, entre outras. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Seduct também visitam o laboratório do curso de Farmácia da FMC, onde aprendem sobre as diversas possibilidades para fazer cosméticos com poucos recursos.
A diretora da Creche Municipal João Siqueira dos Santos, Kelly Soares, falou sobre a parceria. “Essa parceria tem sido de grande importância para nossa comunidade escolar, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento do nosso trabalho educativo. A colaboração entre a creche e a Faculdade não só trouxe novos aprendizados e experiências, como também foi reconhecida com a conquista do selo ODS, concedido pela ONU. Isso nos enche de orgulho e mostra que, juntos, podemos fazer a diferença! Seguimos confiantes de que essa parceria continuará rendendo bons frutos para todos”, disse.
João Paulo destacou que, neste ano, as ações conjuntas já contemplaram seis escolas e há mais nove previstas com o curso de Medicina e outras cinco com o curso de Farmácia, destinados a alunos da EJA. Isso sem contar as ações próprias do PSE.
“A parceria firmada com a Faculdade de Medicina de Campos, nos cursos de Medicina e Farmácia, amplia significativamente as iniciativas de educação em saúde voltadas aos nossos alunos, colaboradores, famílias e comunidade escolar. Por meio dessa cooperação, promovemos trocas de experiências e saberes que beneficiam tanto os estudantes da faculdade quanto nossa rede de ensino”, comentou.
Segundo ele, as ações desenvolvidas abrangem múltiplas frentes na área da saúde — desde orientações preventivas até atividades práticas — sendo muitas delas articuladas pelo PSE. “Com essa colaboração, reforçamos nosso compromisso de promover o bem-estar e a qualidade de vida em todo o município, estreitando ainda mais os laços entre a Secretaria de Educação e a comunidade acadêmica”, finalizou João Paulo.
Por Kamilla Uhl com Ascom/FMC-FBPN – Fotos: ASCOM/FBPN