Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Escola Albertina Venâncio, de Travessão, em mais uma ação do Projeto City Tour

Por meio do Projeto City Tour, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, campistas e visitantes têm percorrido vários pontos turísticos e que fazem parte da história do município. Nessa terça-feira (20), outro grupo de alunos da Escola Municipal Albertina Venâncio, em Travessão, percorreu vários pontos da área central, acompanhado pelo guia de Turismo Everaldo Reis. Durante o passeio, a professora de Matemática Luciana Almeida Sá, que trabalha há 22 anos na escola, falou sobre a importância do projeto.

“É um projeto maravilhoso, porque acho que a gente tem que conhecer Campos. Campista não conhece Campos, e a gente precisa conhecer nossa cultura e história. Isso é importante tanto para os alunos como para nós, professores, e população em geral para trazer mais turismo para Campos”, disse Luciana, que está participando pela segunda vez do City Tour com os alunos.

Os alunos se encantaram com o que conheceram e aprenderam durante o City Tour, incluindo prédios históricos, como as igrejas centenárias localizadas no Centro, e a história de personagens, como o ex-presidente campista Nilo Peçanha.

Hoje morando em Travessão, o jovem Jean Santana, 16 anos, nasceu em Morro do Coco, região Norte do município, e ficou surpreso ao saber que tem um conterrâneo ilustre.

“Fiquei feliz em saber que o ex-presidente Nilo Peçanha também nasceu em Morro do Coco”, disse, surpreso, o aluno, que também gostou muito da Igreja São Francisco, na Rua 13 de Maio, que conta com o marco de instalação da Vila de São Salvador, criada em 29 de maio de 1677, e que este ano completa 348 anos.

 

Também fizeram parte do grupo os alunos Vitória Vieira e Evellyn Miranda, 14 anos; Geovana Couto e Luiz Felipe, que também fizeram várias descobertas durante o trajeto e se encantaram com a beleza das igrejas.

O grupo saiu da Praça do Santíssimo Salvador, que possui ao seu redor o Solar Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos; o Hotel Gaspar; a Catedral Diocesana; o Monumento aos Expedicionários e o Chafariz Belga. O grupo seguiu para o Boulevard Francisco de Paula Carneiro, onde está o Pelourinho, o primeiro a ser erguido em Campos e que era utilizado para castigar escravos e criminosos. Em seguida, visitaram a Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma igreja histórica, construída em 1752 em estilo barroco, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“É um trabalho extremamente prazeroso, porque tenho a oportunidade de mostrar para os nossos jovens a história da nossa cidade e, assim, fazer com que as novas gerações saibam a importância histórica e cultural da nossa cidade”, explica o guia de turismo, que fica feliz ao ver campistas se orgulhando da história da cidade e de mostrar as belezas do município para visitantes de outros municípios, estados e até outros países.

 

Liliane Barreto – Foto: Secretaria de Turismo

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.