Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Secretaria faz convocação de 190 cuidadores do Processo Seletivo para Educação Especial

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou a 1ª convocação de 190 cuidadores do Processo Seletivo Simplificado – edital 7/2025 – para atuarem na rede municipal de ensino. A convocação está no Diário Oficial do município desta segunda-feira (26) e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

 Os convocados devem ficar atentos ao calendário de apresentação, que acontecerá de terça (27) a quinta (29), às 9h, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct, conforme cronograma publicado na portaria, por região educacional, para encaminhamento à realização de exame médico admissional, com objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas Unidades.

A medida visa ao cumprimento da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva. A validade do processo é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, como afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

“A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dela, foi possível a realização desse processo seletivo para cuidadores e também para mediadores”, explicou Marcelo.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial Inclusiva, Raquel Linhares, o papel do cuidador é oferecer suporte aos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva, que não tenham autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção; acompanhar e auxiliar o aluno nas atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas, higiene e afetivas) satisfeitas, sempre que necessário.

“Ele deve atuar como elo entre o aluno, a família e a equipe escolar; comunicar a equipe da unidade educacional sobre quaisquer alterações de comportamento do aluno; acompanhar o aluno na hora do intervalo e no seu embarque e desembarque do transporte; cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidos; pesquisar, selecionar e estudar assuntos específicos de sua área de trabalho, executar, na ausência do(s) estudante(s), outras tarefas solicitadas pela equipe de Gestão Escolar, compatíveis com a natureza da função”, explicou Raquel.

 

 

Foto e Texto: Por Kamilla Uhl

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.