A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou, nesta terça-feira (27), a votação para escolha dos representantes que irão compor a Comissão de Matrícula 2026 da Rede Municipal de Ensino. A votação é anônima, on-line e exclusiva para diretores escolares e auxiliares de secretaria. O formulário de cadastro ficará disponível até às 17h de hoje. Acesse aqui.
“A Comissão terá como missão acompanhar, propor ajustes e colaborar com as definições estratégicas do processo de matrícula, assegurando a representatividade de diferentes territórios e segmentos da rede municipal de ensino, informou o secretário de Educação, Marcelo Feres.
A subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, afirmou que o resultado final com os nomes eleitos será divulgado na quarta-feira (28) no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).
“Essa votação representa um momento importante de escuta ativa e valorização da gestão escolar. Ao elegermos representantes com experiências diversas, fortalecemos a construção de um processo de matrícula mais próximo da realidade das nossas unidades, respeitando os contextos locais e ampliando o diálogo entre a Secretaria e as escolas”, disse Cátia.
Ao todo, 21 profissionais da educação se inscreveram para participar da Comissão. Desses, 19 candidaturas foram homologadas, conforme os critérios estabelecidos no edital; outras duas foram indeferidas. Os interessados realizaram a inscrição on-line na quinta (22) e sexta-feira (23).
Segundo ela, as candidaturas homologadas refletem a pluralidade da Rede, com presença de representantes de escolas urbanas e rurais, unidades com oferta de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), fortalecendo a diversidade e o olhar ampliado da futura Comissão.
A comissão contará com representantes de diferentes segmentos da rede, assegurando ampla representatividade territorial e pedagógica: diretor (a) de creche urbana; diretor(a) de creche rural; diretor(a) de escola urbana (Educação Infantil e Ensino Fundamental); diretor(a) de escola rural (Educação Infantil e Ensino Fundamental); diretor(a) de escola quilombola; diretor(a) de unidade com oferta de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e auxiliares de secretaria.
As candidaturas não homologadas foram indeferidas por não atenderem a um ou mais dos seguintes critérios: Não estar no exercício da direção até o final do ano letivo de 2025; Não possuir experiência anterior com o processo de matrícula na rede municipal; Não ter disponibilidade para participar de reuniões presenciais e/ou virtuais; Estar respondendo a processo de sindicância administrativa no momento da candidatura.
Candidaturas Homologadas:
- BEATRIZ JULIÃO PAES – DIRETOR(A) – EM PROFESSOR PAULO FREIRE
- CLÁUDIA MÁRCIA SOARES DA SILVA – DIRETOR(A) – CEM ANA BEATRIZ RANGEL DA SILVA
- CÉSAR MANHÃES GOMES – AUXILIAR DE SECRETARIA – EM JACQUES RICHER
- ELAINE CRISTINA REIS DA SILVA – DIRETOR(A) – CEM JOAO PERDECENE NETO
- ELIENES ZANELA DA SILVA AREAS – DIRETOR(A) – EM LIDIA LEITAO DE ALBERNAZ
- GINA MANHÃES DUMAS TARDIVO – AUXILIAR DE SECRETARIA – EM MARIA ARLETE AZEVEDO ARAUJO
- GUILHERME ALVES MONTEIRO – DIRETOR(A) – EM FAROL DE SAO TOME
- IVANA TAVARES GOMES – AUXILIAR DE SECRETARIA – EM FRANCISCO RICARDO LYSANDRO DE ALBERNAZ SANTOS
- KELLY APARECIDA SOARES DE AZEVEDO – DIRETOR(A) – CEM JOAO SIQUEIRA DOS SANTOS
- MARCELO DA SILVA BATISTA – AUXILIAR DE SECRETARIA – EM FAROL DE SAO TOME
- MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ALONSO ALVES – DIRETOR(A) – EM FREDERICO PAES BARBOSA
- MARIANA FRANCISCA DA SILVA CORRÊA PEREIRA PAES – AUXILIAR DE SECRETARIA – EM SAGRADA FAMILIA
- MILENA PESSANHA PINTO SOARES – AUXILIAR DE SECRETARIA – EM CLOVIS TAVARES
- NEILCE FAQUER – DIRETOR(A) – EM BRANCA PECANHA FERREIRA
- PATRÍCIA CHAGAS CRESPO – DIRETOR(A) – EM MARLENE HENRIQUES ALVES
- PATRÍCIA MARIA VIEIRA COSTA – DIRETOR(A) – CEM VERA PRETYMAN
- ROSEMARY DE SOUZA CARLOS GANDRA – DIRETOR(A) – EM SANTA RITA DE CASSIA
- SHEILA SOARES DOS SANTOS DE PAULA – DIRETOR(A) – CEMSTIAC