Gestores, professores e demais profissionais da educação da Região 8 da rede municipal de Campos dos Goytacazes participarão, no próximo dia 18 de junho, do Seminário de Educação Inclusiva, com o tema “Práticas Pedagógicas e Planejamento para a Inclusão”. O encontro acontecerá das 8h às 17h, na Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, localizada em Dores de Macabu. A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Educação Especial Inclusiva, com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem).
As inscrições devem ser feitas no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Acesse aqui.
O seminário tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais da educação, oferecendo subsídios para o enfrentamento dos desafios diários no processo de inclusão escolar. A programação inclui painéis e oficinas com temas como estratégias de ensino inclusivo, adaptação curricular, vínculo afetivo com os alunos, preenchimento do Plano Educacional Individualizado (PEI), papel do cuidador na rotina escolar e o uso da mediação como ferramenta de apoio à inclusão. Haverá ainda uma roda de conversa sobre os principais desafios e possibilidades no contexto da inclusão.
Segundo Raquel Linhares, coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Secretaria, a proposta vai além da técnica e busca provocar uma transformação cultural dentro das escolas. “Discutir práticas pedagógicas inclusivas significa promover metodologias que respeitem ritmos, estilos de aprendizagem e necessidades específicas dos alunos. O planejamento pedagógico com foco na inclusão é fundamental para garantir a participação plena de todos. Esse seminário é um espaço para refletir, dialogar e construir estratégias que tornem a escola um ambiente verdadeiramente acolhedor e equitativo”, destacou.
A diretora da escola anfitriã, Sônia Maria Sardinha, reforça a importância de envolver toda a equipe escolar nesse processo. “A realização do seminário em nossa unidade é de extrema relevância. É por meio da capacitação que conseguimos construir um ambiente de aprendizagem justo, em que todos os alunos se sintam valorizados e tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver”, afirmou. Ela também destacou o papel da sala de recursos da escola, que oferece atendimento especializado e contribui diretamente para a qualidade da inclusão no ensino municipal.
Diego Santos, articulador da política de Educação para a Diversidade e Educação Quilombola da Seduct, explica que o seminário é mais um passo no fortalecimento de políticas públicas voltadas à diversidade.
“Acreditamos na construção da política pública “de baixo para cima”, o diálogo das demandas dos territórios educacionais com as linhas de ação das políticas educacionais contribui na construção de estratégias cada vez mais adaptadas às realidades das escolas. Sobretudo, quando são escolas não próximas à sede administrativa, mas que, nem por isso, não constituem como um centro de saber e de tecnologia. As nossas motivações mais particulares e individuais também se refletem em necessidades coletivas na medida em que nossa experiência também se forma num mesmo contexto histórico e cultural. Por isso, a necessidade de uma escola também se refletir em necessidades de um território comum, sem perder-se na sua singularidade e especificidade”, declarou Diego.
Participam do seminário profissionais das seguintes unidades escolares: E.M. Raymundo Soares Filho, E.M. Manoel Corêa Gonçalves, E.M. Maria Antônia Pessanha Trindade, E.M. Professor Paulo Freire e C.E. Nilo Fernandes Pereira.
A expectativa é de que o evento contribua diretamente para o avanço das práticas inclusivas no cotidiano das escolas e para a consolidação de uma educação pública de qualidade, acessível e comprometida com a diversidade.
Por Jorge Rocha – Fotos: Mauro Antônio