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EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Tânia Alberto é a nova secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

A partir desta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia passa a ser administrada por uma nova secretária: Tânia Maria da Costa e Silva Alberto. Ela é servidora pública, graduada em Pedagogia e Geografia, pós-graduada em Filosofia e em Ensino à Distância, mestre em Ensino de Ciências do Ambiente, e possui vasta experiência em Educação Básica e Superior. A nomeação da nova gestora foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial do município (aqui) de hoje. Acesse aqui.

 

Marcelo Feres deixa o cargo para assumir uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores. Tânia atua na educação há mais de 40 anos e estava exercendo o cargo de subsecretária de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação, mas já atuou como secretária em 2024. Ela também ocupou a função de subsecretária da mesma pasta em 2015 e 2016.

A secretária falou das expectativas para o futuro. “Nós não estamos criando nada novo. O que nós queremos é dar continuidade a um projeto de trabalho que pressupõe, antes de qualquer coisa, qualidade na educação, seguindo os parâmetros estabelecidos já em documentos próprios, em normativas, seguindo as orientações do Plano Nacional de Educação, seguindo a BNCC, que é a Base Nacional Comum Curricular, e todas as legislações pertinentes. Então, na educação, a criação, a inovação, ela se dá para melhorar aquilo que o professor Marcelo Feres iniciou: um processo de transformação e inovação na educação, trazendo novos elementos necessários para dar agilidade, para dar organicidade e para integrar todas as equipes de dentro da Secretaria de Educação e das escolas e creches”, disse.

Além disso, Tânia afirmou que o foco será a superação das desigualdades estruturais e sociais que a educação possui. “A gente está criando mecanismos de acompanhamento e de participação da comunidade escolar, maior comprometimento das famílias dos alunos, ampliação de ofertas, de estratégias alternativas para que os alunos possam ser melhor acolhidos, como o Programa Mais Ciência na Escola, com ampliação de oferta de bolsa de estudo, de incentivo para alunos e professores, e todo o aparato pedagógico necessário para que as escolas funcionem melhor, além do planejamento de melhoria estrutural com manutenções que já acontecem, novas reformas, novas ampliações e novas estruturas que estão sendo construídas para substituir estruturas muito antigas ou alugadas”, destacou Tânia.

Para ela, é necessário ampliar os diálogos, os debates e aprofundar as possibilidades de melhoria do desempenho escolar. “O nosso compromisso é dar o melhor suporte para que as unidades possam fazer bem o seu trabalho e fortalecer a formação continuada de gestores, professores, ampliar um clima de melhor desempenho para todos, porque ter qualidade na educação é obrigação de quem trabalha na educação, não é uma escolha, é um dever”, comentou.

Sobre a gestão do professor Marcelo Feres, Tânia destacou diversas ações importantes que vêm ajudando a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.

“Da gestão do professor Marcelo Feres, da qual faço parte ativamente, primeiro como diretora pedagógica, depois como secretária de educação no período em que ele se afastou para concorrer às eleições para vereador, e, mais recentemente, como subsecretária do setor de Ciência e Tecnologia, a gente tem a destacar: criação de novos subsídios para que os professores tivessem mais tecnologia à sua disposição, melhoria das relações das escolas com o ensino, a aprendizagem oferecendo os recursos necessários e o direcionamento correto desses recursos, com objetivos claros”, informou.

Ela também citou a criação da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) para concentrar e intensificar as ações de formação continuada. “Outro destaque foi a lei de criação do cargo de diretor, como um cargo eletivo, com avaliação de desempenho, pois isso faz uma diferença muito grande no amadurecimento dos modelos de gestão que se pretende. E uma outra estratégia que são os projetos criados para integrar os profissionais da educação como projeto Estação Educação, que leva os professores a serem protagonistas de execução de conteúdo que está à disposição. São muitas aulas produzidas pelos nossos professores com os equipamentos adquiridos pela Secretaria, e que estão à disposição de todo mundo”.

Outro avanço foi a implantação do SUAP Ensino, permitindo com que os pais possam olhar, futuramente, o desempenho dos seus filhos, os boletins escolares, etc. Hoje já um fato a integração das escolas no sistema SUAP, onde os próprios professores já lançam os seus diários eletrônicos, e não precisam mais de diário de papel, porque eles já lançam no sistema as suas notas e suas frequências. A criação do Portal PAE foi outra estratégia trazida pelo professor Marcelo. Todas essas ações serviram para alicerçar um plano de trabalho que vai continuar, pontuando aquilo que é necessário onde temos mais fragilidades, a fim de solucionar e avançar em termos de desempenho escolar, superar o grande déficit da aprendizagem das crianças pós-pandemia, superar o alto índice de reprovação em alguns anos de escolaridade em algumas unidades, etc. Enfim, nessa gestão desejamos possibilitar uma ampliação nos direitos das crianças e o sucesso da aprendizagem”, finalizou.

Por Kamilla Uhl – Foto: Alício Gomes

 

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