Nesta quinta-feira (3), a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, deu as boas-vindas à nova subsecretária da pasta, Célia Maria Ferreira Silva, que assumirá a função a partir de quinta-feira, 10 de julho. Rita Abreu, que exerce a função desde março de 2022, passará a atuar como diretora Regional de Educação a partir da próxima semana. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do município de quarta-feira (2). Acesse aqui.
Célia é pedagoga e servidora municipal há 22 anos; exerceu o cargo de gestão no Ciep Maestro Villas Lobos e Ciep Wilson Batista por 19 anos, onde atuou como diretora e vice-diretora; tem formação ainda em Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Gestão Escolar e Neuropsicologia Clínica e Institucional.
Ela falou sobre as perspectivas para sua atuação como subsecretária. “Desejo contribuir com a equipe da Seduct, bem como diretores, professores e profissionais da rede, na organização e implementação de ações e execução de políticas públicas que dêem continuidade e fortaleçam o fazer pedagógico junto às escolas, com o objetivo de elevar a autoestima e rendimento dos nossos alunos, despertando em cada um deles a possibilidade de sonhar com um futuro mais digno”, declarou Célia.
A secretária Tânia agradeceu pela parceria e dedicação de Rita Abreu: “Eu gostaria de agradecer a contribuição valiosa da professora Rita Abreu ao longo desses 3 anos e meio em que esteve como subsecretária de Educação. Nesta nova etapa, continuaremos em equipe contando com a professora Rita em uma nova diretoria, muito importante para as ações da Seduct, e trazemos para a nova Subsecretaria de Ensino a professora Célia, que assim como a professora Rita é servidora de carreira, pedagoga dessa rede e diretora em nossa maior escola. Essas duas profissionais têm seu mérito reconhecido pois têm desempenhado, com compromisso, suas funções e, neste momento, passarão para novos desafios tão importantes quanto os dos cargos que antes ocuparam. Muito obrigada, Rita, pela sua parceria. Seja bem-vinda, Célia para seu novo desafio”, disse Tânia.
Célia será responsável por gerir os processos de Animação Cultural, banda de fanfarra, projetos pedagógicos, supervisão escolar e serviço social da Seduct, por exemplo. Outra atribuição será promover a integração com as demais Subsecretarias e incentivar o trabalho em equipe entre os gestores. Sua função visa, ainda, contribuir para o desenvolvimento de projetos, oferecer capacitação e treinamento para os gestores e técnicos dos setores, planejar atividades visando à otimização dos processos e melhoria dos serviços prestados; entre outras funções.
Assim como Rita Abreu, Célia participava ativamente do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPPG). Trata-se de um espaço de diálogo, discussão, planejamento e consulta sobre os mais variados temas que englobam a educação e o planejamento de suas ações na gestão das unidades escolares. É composto por diretores que ajudam a Secretaria a pensar a educação, por meio de um processo de construção colaborativa. Trata-se de um espaço contínuo de participação ativa, com base no princípio democrático do processo decisório, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Por Kamilla Uhl