Antecipando as ações da 19ª edição do Prefeitura em Ação, que acontece no próximo dia 12, na Penha, alunos da Educação Infantil da Escola Municipal José do Patrocínio, que sediará o programa, participaram de atividades desenvolvidas por equipes de três projetos do Programa Saúde na Escola (PSE), como parte das ações preparatórias para o evento.
As ações, que aconteceram nesta quinta (3) e sexta-feira (4), envolveram cerca de 100 alunos, que participaram das atividades nas quais foram abordados, de forma lúdica e interativa, temas essenciais para o desenvolvimento infantil como alimentação saudável, saúde bucal e saúde auditiva. Por meio de demonstrações, jogos, dinâmicas e interações, as crianças aprenderam de maneira divertida e prática sobre cuidados importantes com a saúde.
As atividades fazem parte dos eixos temáticos do PSE, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos estudantes, articulando ações de saúde e educação para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes dentro e fora da escola.
O coordenador do PSE, João Paulo Oliveira, relata que ações como essas são fundamentais para tratar questões educacionais e de saúde no cotidiano escolar. “Trabalhar com os alunos da Educação Infantil temas como alimentação saudável, saúde bucal e saúde auditiva é plantar sementes que podem transformar hábitos desde cedo. Quando a escola se torna um espaço de promoção da saúde, estamos não apenas cuidando do presente dessas crianças, mas investindo em um futuro com mais qualidade de vida e consciência coletiva. Ver o envolvimento das crianças e da equipe escolar nos motiva a seguir fortalecendo esse trabalho em cada unidade de ensino.
A dentista Flávia de Souza Cordeiro explica a importância da atenção da saúde bucal durante a infância. “A infância é uma fase importante no desenvolvimento de hábitos saudáveis e, nesse sentido, o Programa Saúde na Escola promove ações de prevenção, educação, estimulando esses hábitos, evitando cáries e outras doenças e desenvolvendo a autonomia e auto estima da criança”.
Fonoaudióloga do PSE, Quíssila Renata fala sobre o projeto Super Orelhinha. “O projeto foi idealizado para promover a saúde auditiva de forma lúdica nas escolas. Além de abordar a higiene e cuidados com a audição, são trabalhadas as habilidades de discriminação auditiva, percepção dos sons, interação, controle motor, potencializando também a aprendizagem dentro da sala de aula”.
A alimentação saudável é um dos pilares do PSE, por meio dela, é possível prevenir doenças, melhorar o rendimento escolar e promover hábitos que acompanham o aluno por toda a vida. A nutricionista Viviane Lima relata que, dentro da linha da prevenção, são realizadas dinâmicas e atividades práticas na área da nutrição que ajudam os alunos a aprenderem de forma divertida a importância de escolher bem os alimentos.
Por: Angélica Paes – Foto: PSE / Divulgação