Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Nove vans adaptadas atendem 200 alunos com necessidades educacionais especiais

A rede municipal de ensino agora conta com nove vans adaptadas para atender a Educação Especial Inclusiva. Cerca de 200 alunos com necessidades educacionais especiais, estudantes de diferentes unidades escolares dos bairros e distritos de Campos, estão sendo beneficiados. A entrega simbólica das chaves do nono veículo foi feita pelo prefeito Wladimir Garotinho à secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, no sábado (12), ao final do Programa Prefeitura em Ação, realizado na Penha.

“Estou aqui com a secretária de Educação, Tânia, e o motorista José Mário, responsável por essa van adaptada para cadeirantes. É uma van nova que a Prefeitura adquiriu; agora são nove como essas fazendo a rota escolar, para levar os nossos alunos com alguma deficiência e/ou cadeirantes. José Mário, continue cuidando das nossas crianças”, disse o prefeito.

 

 

Além das vans, a Prefeitura de Campos adquiriu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), um ônibus adaptado com 59 lugares, em 2023, através de parceria com o Senador Carlos Portinho, que destinou recursos de emenda parlamentar para a compra. O valor do ônibus foi de R$ 415.000,00, sendo 300.000,00 da emenda e R$ 115.000,00 de fonte royalties.

Já a aquisição das vans foi feita por meio de recursos municipais, segundo a secretária. “Obrigada, prefeito, essa medida é muito importante para que as crianças sejam incluídas de fato em uma educação que é para todos”, afirmou Tânia.

Quando há necessidade de atender um novo aluno, “a unidade escolar envia a solicitação à Secretaria de Educação, que informa o Setor de Transporte Escolar para encaminhar ao atendimento”, explicou a secretária.

OUTROS VEÍCULOS – Além disso, aproximadamente 6 mil alunos são atendidos com cerca de 140 veículos terceirizados, por meio de contrato firmado através de processo licitatório, incluindo ônibus, vans e micro-ônibus. Há, ainda, 15 ônibus do Programa Caminho da Escola que foram abandonados em 2020 e ficaram sucateados, mas foram recuperados a partir de 2021.

 

Por Kamilla Uhl – Fotos: Mauro Antônio

 

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.