Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Secretarias garantem aprendizado de informática básica para estudantes e público em geral

Uma parceria entre a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego resultou no lançamento de um curso de informática básica, com início em 12 de agosto. Voltado tanto para a comunidade quanto para alunos da rede municipal do 6º ao 9º ano e da EJA (maiores de 18 anos), o curso será realizado de segunda à sexta na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e pretende reduzir a exclusão digital, abrindo portas para novas oportunidades acadêmicas e profissionais. As inscrições já estão abertas. 

A ação é fruto de uma articulação entre as duas secretarias: enquanto a Seduct fica responsável pela concepção pedagógica e estruturação do conteúdo, a Secretaria de Qualificação e Emprego gerencia a logística de inscrições e certificação, reforçando o compromisso de ambas em promover inclusão e capacitação.

O curso tem carga horária total de 20 horas e seguirá até outubro. Cada turma terá até 16 alunos, o que garante um atendimento mais próximo e a oportunidade de sanar dúvidas individualmente durante as aulas de duas horas diárias.

“A parceria fortalece nossa missão de oferecer educação para a vida, alinhada à formação continuada dos cidadãos e profissionais da rede municipal”, afirma Anna Karina de Azevedo y Oviedo, diretora de Programas e Projetos da Seduct. “Ao investir em habilidades digitais, estamos não apenas ampliando horizontes de carreira, mas também promovendo autonomia e inclusão social.”

Essa iniciativa reforça a natureza da Seduct como órgão municipal responsável por formular e executar políticas educacionais que promovam aprendizagem na idade certa e inclusão de todos os segmentos. Ao integrar tecnologia e educação, a secretaria reforça seu propósito de transformar a realidade dos cidadãos por meio de ações inovadoras, alinhadas ao Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).

Para o secretário de Qualificação e Emprego, Vinícius Madureira, a parceria com a Seduct “é um exemplo de como a união de esforços entre secretarias pode gerar resultados concretos para a população. O curso de informática básica representa não apenas o acesso ao conhecimento, mas uma porta de entrada para o mercado de trabalho, especialmente para aqueles que mais precisam”. O secretario aponta ainda que esse esforço em conjunto demostra o comprometimento “em ampliar as oportunidades e garantir que cada cidadão tenha condições reais de desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente.”

As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas nesse link. Como as vagas são limitadas, interessados devem se inscrever o quanto antes para garantir uma das 16 vagas em cada turma da Efem.

 

Por Jorge Rocha – Foto: Alicio Gomes e Secretaria de Qualificação e Emprego

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.