A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vai promover a formação “Construindo Futuros: Estratégias para o IDEB”, voltada aos professores das turmas de 5o ano de escolaridade da rede municipal de ensino na próxima sexta-feira (8). Serão duas opções de horário: às 8h30 ou às 13h30. A formação será realizada no Auditório Cristina Bastos, do IFF – Campus Centro.
A subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira, afirmou que a formação tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas e contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais, com ênfase na Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025.
“Ressaltamos que esta ação formativa foi desenvolvida a partir da demanda apresentada pelos próprios diretores escolares, o que reforça ainda mais sua relevância e alinhamento às necessidades da rede. Solicitamos, portanto, que as direções escolares ofereçam as condições necessárias para que seus docentes possam participar da formação, assegurando o engajamento e a efetiva preparação das equipes pedagógicas envolvidas”, disse Célia.

A diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, explicou que 108 escolas integram o público-alvo de SAEB em 2025. “Ao todo, cerca de 170 professores de quinto ano são esperados no IFF, nos dois turnos. A equipe da Subsecretaria de Análise de Desempenho e Indicadores está atuando junto ao Departamento Pedagógico para contribuir com a melhoria dos resultados obtidos pelas escolas”, destacou.
Viviane será uma das palestrantes, bem como as servidoras da Seduct, Jossana Bartolazzi, Martha Castori e Vívian Pereira. “Acreditamos que a valorização e a capacitação contínua dos professores são fundamentais para a melhoria da qualidade da educação e, consequentemente, para o desempenho dos alunos nas avaliações nacionais, como o SAEB. Ao investir na formação pedagógica, no uso de metodologias ativas, no acompanhamento individualizado e no fortalecimento das práticas avaliativas, garantimos que os docentes estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula com excelência. Capacitar o professor é, acima de tudo, reconhecer seu papel estratégico na construção de uma educação de qualidade, equitativa e transformadora, promovendo o avanço efetivo da aprendizagem dos estudantes”, disse Martha castori, diretora de Comissão Própria de Avaliação.
Para realizar a inscrição, os educadores devem acessar aqui.
Por Kamilla Uhl – Fotos: Mauro Antônio