Plantio de árvores faz parte da Semana da Juventude

Dentro da programação pela Semana da Juventude, elaborada pelo Departamento de Juventude da Secretaria de Governo, cerca de 40 alunos da Escola Municipal Luiz Sobral realizaram, na manhã dessa terça-feira (12), o plantio de mais de 20 mudas de árvores das espécies Aroeira e Jenipapo. A ação teve a parceria com as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As mudas foram plantadas em uma área em frente à Usina Pesagro, visando a criação do Bosque da Juventude Hélio Coelho. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Jorge Rangel, falou sobre a importância do plantio de árvores para o meio ambiente.

O gerente do Departamento da Juventude, Nalto Muniz, informou que a pasta inseriu a pauta meio ambiente na agenda da Semana da Juventude tendo em vista a importância do tema. “Junto com o plantio, os alunos tiveram uma aula prática sobre a importância da preservação das árvores e a sua função, que vai além do fornecimento de sombra, já que por meio dela temos a troca do gás carbônico com o oxigênio”.

Nalto explica que em todas as ações do Departamento da Juventude, o plantio de árvores faz parte. “Até a presente data, promovemos 15 edições da Caravana da Juventude, e em todas elas nós realizamos plantio, que varia entre 10 e 20 mudas de árvores nativas de nossa região, como também árvores frutíferas para que possamos dar nossa contribuição ao meio ambiente e ensinando às futuras gerações sobre a importância dessa pauta no nosso dia a dia”.

A programação especial pela Semana da Juventude 2025 segue até a próxima sexta-feira (15). Nesta quarta-feira (13), nas proximidades do Liceu de Humanidades de Campos, haverá blitz Educativa: Educação no Trânsito‌, já na quinta-feira (14), haverá em várias escolas ação de conscientização sobre o trabalho infantil, com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)‌.

O ponto alto da Semana da Juventude acontece no Dia do Estudante, comemorado na sexta-feira (15), quando acontece uma ação especial no Jardim São Benedito, das 9h às 17h. O evento pelo Dia do Estudante vai contar com a participação da Banda da Guarda Civil Municipal e Show dog com o cão Zeus. Banda Fanfarra da Secretaria de Educação, oficina sobre ansiedade, esporte e atividades com o projeto Esporte e Vida e Fundação Municipal de Esportes e ainda atividades com a Nação de Basquete de Rua (NBR). O evento vai contar também com roda de conversa a fim de tratar de políticas públicas voltadas para a juventude.

 

Por: Angélica Paes – Foto: Segov / Divulgação

Compartilhe: