Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Bandas de fanfarra transformam desfile de 7 de Setembro em espetáculo de cidadania

O desfile cívico de 7 de Setembro em Campos dos Goytacazes, realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), foi marcado pela pompa e pela beleza das bandas de fanfarra que desfilaram com rigor, cores e coreografias que encantaram o público presente. Com o tema “Mudanças climáticas, causas, efeitos e consequências”, a cerimônia reuniu 28 bandas da rede municipal de ensino e 3 bandas estaduais, além de escolas particulares e secretarias municipais. O público ocupou as arquibancadas e as margens do percurso, acompanhando as formações que combinaram precisão musical e narrativas visuais para chamar atenção à urgência do tema ambiental.

Entre os destaques, a banda de fanfarra do Colégio 29 de Maio chamou a atenção do público com uma coreografia de alunas empunhando leques amarelos e uma apresentação musical precisa. Empolgado, o prefeito Wladimir Garotinho chegou a pegar emprestado um bumbo de um dos alunos e tocar durante parte da apresentação. Além da graça e da harmonia das formações, o desfile evidenciou os investimentos da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) que, em 2023, entregou 96 novos kits de instrumentos às bandas da rede municipal, reforçando a valorização da cultura na educação. O evento contou com a participação de duas escolas estaduais, duas escolas particulares e quatro escolas municipais, além da presença de representantes de 33 secretarias municipais.

Edilson Cruz, coordenador de Bandas e Fanfarras de Campos dos Goytacazes, ressaltou o alcance social e pedagógico dos projetos que envolvem as fanfarras. “É um processo contínuo, marcado por empenho e dedicação”, afirmou Edilson ao lembrar que o trabalho vai muito além do desfile e se estende ao longo de todo o ano. Segundo ele, “as fanfarras acolhem crianças e adolescentes e oferecem oportunidades de desenvolvimento humano, artístico e cidadão”, e por isso os regentes merecem reconhecimento pelo papel de educadores e referências para os estudantes dentro e fora dos ensaios.

O desfile também teve forte componente familiar e afetivo. O casal Pablo Gomes e Geórgia Mesquita levou as duas filhas para assistir o desfile cívico pela primeira vez e relatou a emoção do momento. “As meninas ficaram encantadas com a graça e a energia das fanfarras”, contou Geórgia. Pablo recordou a própria adolescência no Rio de Janeiro e disse que a experiência lhe trouxe memórias vivas. “Quando desfilava pela minha escola no Rio, sentia as mesmas emoções que senti hoje ao ver tantos alunos marchando com disciplina e alegria”, afirmou Pablo, destacando que a presença das famílias reforça o caráter comunitário do evento e a importância das bandas como espaço de formação e inclusão social.

Por Jorge Rocha / Fotos: Alicio Gomes 

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.