O desfile de 7 de Setembro em Campos dos Goytacazes no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) teve como marca a presença reforçada das fanfarras escolares e a forte mensagem sobre mudanças climáticas, causas, efeitos e consequências, tema do evento. No Cepop desfilaram 27 bandas municipais e três bandas do Estado, contando ainda com a participação de duas escolas estaduais, quatro escolas municipais e duas escolas particulares, além de representantes de 33 secretarias municipais. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) também marcou presença, com a participação da secretária Tânia Alberto e demais profissionais ligados à programas como Saúde nas Escolas e SAEB.
A cerimônia de abertura das festividades contou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município e com a execução dos hinos Nacional e da Independência pela Banda da Guarda Civil Municipal. O prefeito Wladimir Garotinho fez revista à tropa em carro oficial do Exército Brasileiro acompanhado dos comandantes do 8º Batalhão de Polícia Militar, do 5º Grupamento de Bombeiros Militares e da 2ª Companhia de Infantaria, gesto que reforçou a solenidade cívica do evento.

A riqueza estética das apresentações chamou atenção pela combinação de disciplina, vigor e beleza das formações musicais. Escolas como o Centro Educacional 29 de Maio, Sagrada Família, José do Patrocínio e Vilmar Cavabarros estiveram entre as que compuseram o desfile, assim como instituições que atuam com programas sociais e trouxeram alunos para a programação, entre elas Lions Club, UNIB e Desbravadores. Marília Soares, costureira, acompanhou a mãe Renata Soares a pedido dela e relatou a emoção do reencontro com a tradição. “Atendi o pedido da minha mãe e vimos juntas um espetáculo que emocionou as duas”, disse Marília. Renata complementou emocionada “Não via um desfile assim há seis anos e fiquei feliz de voltar a presenciar essa tradição tão viva”.

Sobre a importância do evento para a formação cívica e escolar, o prefeito Wladimir Garotinho afirmou: “Estamos com todas as secretarias da Prefeitura e também com as forças de Segurança. Muitas escolas municipais também participando, o que é importante para que as crianças entendam a importância da Independência, essa data que é um marco histórico”. A participação das secretarias, escolas e forças públicas ressaltou o caráter institucional do ato e a intenção de envolver a cidade na reflexão sobre o tema ambiental escolhido para este ano.
A organização destacou ainda que o ato no Cepop é parte de uma programação que seguirá com desfiles em outras áreas da cidade para ampliar o alcance das comemorações. Estão previstas atividades em Farol de São Tomé no dia 14 e na Orla do Jardim Carioca, em Guarus, no dia 21.
Por Jorge Rocha / Fotos: Alicio Gomes