Três trabalhos que oferecem práticas inovadoras de alfabetização nos anos iniciais foram selecionados no Concurso Municipal Partilha de Saberes e Boas Práticas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A premiação será realizada no dia 16 de setembro, no auditório da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, a partir das 9h e marca a valorização de iniciativas que combinam criatividade e inclusão para melhorar os processos de leitura e escrita nas escolas municipais. A seleção integra ações locais voltadas ao fortalecimento da alfabetização e segue a orientação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca garantir a alfabetização ao término do 2º ano do Ensino Fundamental.
Os trabalhos selecionados envolvem criatividade, inclusão e aplicabilidade. “Jornal Escolar como Recurso Pedagógico”, de Francislaine Cavichini de Souza (Escola Municipal Pequeno Jornaleiro), aborda a utilização do jornal produzido na própria escola como instrumento de alfabetização e letramento, estimulando a produção textual dos alunos e promovendo práticas inclusivas. “Palavras que Contam Histórias”, de Luciana Gonçalves de Oliveira (Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo), propõe oficinas de contação e reconstrução de narrativas que valorizam a oralidade e ampliam o repertório cultural dos estudantes. Já “Na Mala dos Gêneros: textos que viajam”, de Paloma da Silva Guimarães (Escola Municipal José do Patrocínio), trabalha a exploração de diferentes gêneros textuais para desenvolver compreensão leitora e autonomia na produção de textos.
A cerimônia de premiação tem o duplo propósito de reconhecer os autores selecionados e fomentar a troca de saberes entre profissionais da rede, servindo também como espaço de formação e inspiração para gestores e docentes. A Seduct planeja que o encontro seja uma oportunidade para apresentar experiências replicáveis e estimular a adoção das práticas premiadas em projetos permanentes nas escolas. A cerimônia contará com certificação e momentos de partilha entre os presentes.
A secretária de Educação Tânia Alberto destacou a intenção da gestão em valorizar o trabalho docente dedicado à alfabetização e apoiar iniciativas que renovem metodologias em sala de aula. “Queremos reconhecer práticas que comprovadamente ajudam as crianças a aprender a ler e a escrever no tempo adequado e oferecer apoio para que essas estratégias se expandam pela rede, fortalecendo a qualidade do ensino”, afirmou Tânia Alberto.
Layla Constantino, articuladora municipal do CNCA, ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados, comprovando as práticas eficazes na educação. “Os trabalhos inscritos nessa edição demonstraram alto nível de qualidade, revelando o empenho, a criatividade e a dedicação das professoras da rede. As experiências reconhecidas estão associadas a turmas que alcançaram índices elevados de aprendizado adequado e menor defasagem, confirmando que investir em formação, acompanhamento pedagógico e partilha de saberes gera avanços concretos para a aprendizagem dos estudantes”, declarou Layla.
Puderam participar do concurso professores estatutários e também profissionais contratados por processo seletivo simplificado, além de docentes que atuam em turmas da Educação Especial, na Educação Quilombola e na Educação do Campo nos anos iniciais. Os relatos foram avaliados por critérios que consideraram impacto, contextualização, aplicabilidade, engajamento, inclusão e equidade, com atenção especial a propostas que possam ser adaptadas a diferentes realidades escolares.
A Seduct informa que os relatos selecionados serão publicados para acesso público no mês de outubro e reforça o convite à comunidade escolar para participar da cerimônia de 16 de setembro. A expectativa é que a divulgação favoreça a disseminação de metodologias que contribuam para uma alfabetização mais inclusiva e eficaz na rede municipal.
Por Jorge Rocha / Foto: Arquivo Seduct