Promover a alfabetização de forma mais eficiente passa também por estimular a consciência fonológica desde os primeiros anos do ensino fundamental. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou, na terça (16), o primeiro encontro do projeto Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagem, com professores do segundo ano da rede municipal. A atividade aconteceu na Escola Legislativa da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes e marcou o início de uma série de ações voltadas ao fortalecimento das práticas pedagógicas.
O projeto faz parte das iniciativas da equipe multidisciplinar da Seduct em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE). A proposta é oferecer suporte técnico e metodológico para que os docentes possam desenvolver estratégias que favoreçam a aprendizagem e estimulem o desenvolvimento linguístico das crianças. Além de encontros semanais com professores, as ações incluem atividades nas unidades escolares, sempre com foco em práticas que ajudem a consolidar habilidades essenciais para a alfabetização.
Durante o encontro inaugural, os participantes tiveram contato com discussões práticas e apresentação de casos reais. A fonoaudióloga Isabela Brant participou do momento inicial trazendo contribuições sobre a importância da estimulação auditiva e da consciência fonológica no processo de alfabetização. Essas etapas, segundo especialistas, estão diretamente ligadas ao desempenho dos estudantes em leitura e escrita.
Para a coordenadora da equipe multidisciplinar, Ilma Alessandra, o projeto representa um passo importante na consolidação de um ensino mais inclusivo e atento às necessidades da rede. “Quando falamos em alfabetização, falamos de um processo que começa muito antes da leitura e da escrita. Estimular a consciência fonológica é criar bases sólidas para que a criança avance com mais segurança e confiança em sua jornada escolar”, destacou.
O coordenador do Programa Saúde na Escola em Campos, João Paulo de Oliveira, também ressaltou a relevância da parceria. “O projeto Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens surgiu com o propósito de apoiar nossas crianças no processo de leitura e escrita. Além de melhorar a aprendizagem, ele está alinhado aos eixos do PSE, porque entendemos que cuidar da educação também é cuidar do desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirmou.
Com encontros programados para todas as terças-feiras, conforme cronograma já repassado às escolas, a expectativa é que o projeto amplie a troca de experiências entre os profissionais da rede e incentive práticas pedagógicas inovadoras. A iniciativa busca ainda valorizar o papel do professor no processo de alfabetização e garantir que as crianças da rede municipal tenham acesso a uma aprendizagem mais efetiva e transformadora.
Por Jorge Rocha / Fotos: Divulgação