A equipe de Supervisão Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participou de capacitação sobre Censo Escolar, na última semana, na Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem). As servidoras Dulcilia Ester Ferreira Laurindo e Elaine Reis da Costa ministraram as oficinas. Neste mês está acontecendo o período de retificação dos dados registrados pelas Unidades Escolares no sistema.
De acordo com a diretora de Supervisão Escolar, Maria Amelia Lopes Ribeiro, o Censo é de suma importância para assegurar a qualidade da educação e o planejamento eficaz das políticas públicas.
“A equipe da Supervisão Escolar buscou capacitar-se para melhor atender às demandas existentes, garantindo a veracidade e exatidão das informações pertinentes ao Censo e retratando a realidade educacional da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes”, explicou Amélia.
A Supervisão Escolar garante apoio ao desenvolvimento profissional dos professores e na garantia da qualidade do ensino, promovendo um ambiente escolar positivo e produtivo. Suas funções incluem: orientação pedagógica, acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e avaliação de práticas pedagógicas.
Segundo Amélia, 70 pessoas atuam no setor. “A Supervisão Escolar, atua para garantir a qualidade do ensino; acompanha e orienta os professores avaliando currículos e as práticas pedagógicas, promovendo uma boa articulação e mediando conflitos”, destacou Amélia.
O supervisor avalia a eficácia das políticas educacionais implementadas na rede municipal e contribui para a sua atualização e melhoria, garantindo que estejam alinhadas com as necessidades da comunidade escolar. Também ajuda na promoção de um ambiente escolar acolhedor, seguro e propício à aprendizagem, onde todos os membros da comunidade escolar se sintam valorizados e respeitados.
Por Kamilla Uhl – Fotos: Seduct / Divulgação