A abertura da Semana Nacional do Trânsito 2025 reuniu motoristas de frotas da Prefeitura e terceirizadas no auditório Miguel Ramalho, no IFF Campus Centro, nesta sexta (19). A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do SEST SENAT e da Arteris Fluminense. O tema da campanha deste ano é “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e norteia as atividades que seguem até o dia 25 de setembro.
A subsecretária de Gestão Operacional da Seduct, Cátia Mello, organizadora do evento ressaltou o papel da integração institucional para ampliar o alcance das ações. “A Semana Nacional do Trânsito é uma oportunidade valiosa para reforçar que a vida deve sempre vir em primeiro lugar. Ao capacitarmos nossos motoristas e sensibilizarmos nossos estudantes, estamos plantando sementes de responsabilidade e cuidado que vão além do ambiente escolar”, afirmou.
O evento teve ainda a participação do vereador Marcelo Feres, presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, que destacou a urgência do debate. Segundo ele, lidar com a segurança no trânsito é lidar com uma luta pela vida. Para Feres, o maior desafio ainda é o descumprimento das regras. “Podemos resolver isso com Educação no trânsito, com a compreensão das regras e como devemos cumpri-las”, declarou.
A programação contou com a participação do instrutor do SEST SENAT, Paulo Roberto, que apresentou dados sobre a realidade de sinistros de trânsito, explicando ainda o conceito. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e diversos órgãos de segurança viária passaram a adotar esse termo para reforçar que os eventos no trânsito não são mero acaso, mas sim resultados de comportamentos de risco, falhas de infraestrutura ou descumprimento das regras.
Ele apresentou dados sobre acidentes de trânsito em Campos. Apenas em 2024, o Hospital Ferreira Machado atendeu mais de 5800 vítimas de sinistros de trânsito. Foram 508 casos de atropelamento, 623 de acidentes automobilísticos, 1312 envolvendo bicicletas e 3444 com motociclistas. “Esses números mostram que o trânsito da cidade pede atenção urgente e ações preventivas que envolvam motoristas e pedestres”, disse o instrutor.
Os policiais rodoviários federais Dario Rocha e Douglas de Abreu, que também palestraram, reforçaram a importância da consciência no dia a dia para reduzir riscos. Rocha destacou que a pressa e a imprudência estão entre as principais causas de acidentes. “Quando escolhemos desacelerar, estamos escolhendo proteger vidas, inclusive a nossa”, observou o policial.
Representando a Arteris Fluminense, Hebert Carvalho, coordenador de operações, Munique Quadros, da área de sustentabilidade, e Elton Gomes, superintendente de operações, apresentaram o programa Viva Seguro. Esse programa busca expandir o conceito de respeito à vida no trânsito, levando informações sobre os riscos e as responsabilidades de motoristas, empresas que operam frotas, pedestres e demais usuários. O grupo falou sobre os efeitos da imprudência e a necessidade de melhorias na sinalização. “A prevenção é o caminho mais eficaz para reduzir sinistros e garantir que todos voltem para casa em segurança”, destacou Carvalho.
Além da atividade voltada aos motoristas, a programação prevê palestras de Educação para o Trânsito nos dias 23 e 25 de setembro, em escolas municipais próximas à BR-101: Francisco Manoel Pereira Crespo e Conselheiro Josino. As atividades têm como objetivo formar multiplicadores de boas práticas de trânsito entre os alunos, abordando temas como velocidade, uso de equipamentos de segurança e atitudes responsáveis no dia a dia.
Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi