O Teatro de Bolso recebeu, nesta terça-feira (30), nos turnos da manhã e da tarde, professores da rede municipal para uma capacitação sobre o Avalia RJ, avaliação que verificará a qualidade da formação educacional voltada para o 2º ano do Ensino Fundamental. Intitulada “Do dado à prática: o 2º ano em foco pelo Alfabetiza RJ”, a iniciativa da Subsecretaria de Avaliação de Desempenho e Análise de Indicadores e da Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) apresentou indicadores e metas do Plano Nacional de Educação (PNE) referentes à alfabetização, além de detalhar políticas estruturantes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O encontro reforçou as diferenças entre letramento e alfabetização, destacou o que se espera da leitura ao final do 2º ano do Ensino Fundamental e os gêneros textuais que as crianças devem ser capazes de compreender. Também trouxe esclarecimentos sobre as matrizes de referência de Língua Portuguesa e Matemática, além de dados do desempenho municipal na última avaliação.
Para apresentar práticas pedagógicas aplicáveis em sala de aula, que contribuem para a evolução dos alunos e, consequentemente, para melhores resultados no Avalia RJ, o evento contou com a participação de Paloma da Silva Guimarães, professora da Escola Municipal José do Patrocínio. Pela manhã, ela compartilhou sua experiência vencedora no concurso municipal Partilha de Saberes e Boas Práticas, promovido pela Seduct, com o projeto “Na Mala dos Gêneros: Textos que viajam”. Entre as estratégias apresentadas, estiveram o Bingo Sonoro, o Game Show e outras atividades voltadas para o desenvolvimento das competências avaliadas.
A diretora pedagógica Viviane Terra ressaltou que a capacitação tem dupla importância: além de preparar os professores para as provas, conscientiza-os sobre a relevância de incentivar alunos e famílias em torno da avaliação. “É uma mobilização da nossa rede, preparando professores em vários sentidos, para que possamos alcançar as metas estipuladas e garantir uma educação de qualidade”, destacou.
Já a gerente de Ensino Fundamental da Seduct, Jossana Bartolazzi, frisou que o investimento em formação é fundamental para a melhoria constante do desempenho. “Há um objetivo bem definido em relação à alfabetização e um empenho muito grande da secretaria em não poupar esforços para que seja alcançado”, afirmou. A diretora de Dados e Estatística, Vivian Pereira, lembrou ainda que o CNCA estabelece como meta alfabetizar 80% das crianças do estado até 2030. “Estamos concentrando esforços para avançar nas metas, investindo em formação, material didático e simulados”, explicou.
O compromisso da Seduct com a alfabetização foi reconhecido em 2024 pelo Ministério da Educação (MEC), que concedeu à cidade o Selo de Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização. A conquista reforça os investimentos no aperfeiçoamento dos profissionais da educação e na consolidação de políticas públicas que promovam o aprendizado infantil.
Sobre o Avalia RJ
O Avalia RJ integra o programa Alfabetiza RJ, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) em parceria com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do governo federal. A avaliação, de caráter diagnóstico, é aplicada anualmente a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em todas as redes municipais do estado. Suas matrizes são alinhadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), permitindo comparações nacionais e definição de patamares de aprendizagem. Em 2023, cerca de 52% das crianças das escolas públicas fluminenses atingiram o nível de alfabetização definido pelo Inep.
Neste ano, as provas do Avalia RJ estão programadas para acontecer entre os dias 10 e 14 de novembro. Elas avaliam competências de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo leitura, escrita, compreensão de textos, operações numéricas e raciocínio lógico. A elaboração é baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as habilidades previstas para cada etapa, de modo a oferecer um diagnóstico preciso do desenvolvimento dos estudantes e subsidiar ações pedagógicas que elevem os resultados.
Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi