Uma manhã inteira dedicada para fortalecer a preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), buscando alcançar uma nota histórica para a Educação. Esse é o propósito da Imersão Força Gestora SAEB 2025, que acontece neste sábado (04), na ASSETEC. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e reunirá gestores da rede municipal para alinhar práticas, esclarecer dúvidas e reforçar as estratégias definidas para a realização da avaliação.
A programação será iniciada às 8h, com a cerimônia de abertura. Logo depois, às 9h, a secretária Tânia Alberto conduzirá o panorama de desempenho escolar, apresentando dados da última edição da prova, com os pontos de avanço e os desafios ainda presentes. “Estamos mobilizados para alcançar resultados ainda melhores, e isso depende do trabalho coletivo de todos os envolvidos”, destacou Tânia.
Na sequência, às 10h, será ministrada a palestra “Quando o outro impulsiona o florescer do desenvolvimento humano”, pela especialista em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ) e em Educação Inclusiva e Inovação Tecnológica (UFRRJ), Lycia Cunha de Mello. Às 11h, a programação seguirá com uma roda de escuta e troca de experiências entre gestores, finalizando com almoço ao meio-dia. Para a subsecretária de Ensino, Célia Ferreira, o momento é uma oportunidade de unir forças. “A Imersão Força Gestora é a chance de parceria, diálogo e motivação. Estaremos juntos com os gestores para partilhar experiências e fortalecer a caminhada rumo aos nossos objetivos na avaliação do SAEB”.
A diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, também reforçou a importância da iniciativa. “A Imersão SAEB é um espaço estratégico porque nos permite alinhar práticas, aprofundar estudos e fortalecer a preparação da rede. Além disso, há momentos de integração e descontração, que são fundamentais para manter a motivação da equipe. Esse equilíbrio entre estudo e convivência torna a experiência única e produtiva para todos”, afirmou.
O encontro integra um conjunto de ações já em andamento pela Seduct, como as duas edições do Mobiliza SAEB realizadas no Teatro Trianon, que tiveram grande adesão da comunidade escolar. A avaliação nacional será aplicada entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025 e, em Campos, envolverá 108 escolas municipais, com cerca de 5.191 estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental.
Entre as novidades desta edição estão o alinhamento das matrizes de referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a inclusão experimental de questões dissertativas e o uso ampliado de recursos eletrônicos. Os resultados do SAEB serão utilizados para projetar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e orientar o planejamento das políticas públicas locais. Em Campos, a última média do IDEB foi 5,4, superando ciclos anteriores e consolidando avanços que a gestão espera ampliar com as ações em curso.
Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi