Os auxiliares de secretaria lotados nas escolas e creches da Prefeitura de Campos estão reconhecendo a valorização profissional histórica da carreira, garantida neste mês. Isso porque foi publicada, no dia 14 de outubro, no Diário Oficial do Município, a lei nº 9.685/2025, alterando os anexos 1, 3, 4 e 5 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Administração Pública Municipal (Lei nº 7.346/2002), visando reclassificar o cargo de Auxiliar de Secretaria, que passa do Nível de Vencimento VII para o Nível X.
A medida representa um aumento de 36% no salário e vai beneficiar aproximadamente 210 trabalhadores. Essa era uma demanda antiga da categoria. São servidores com cerca de 20 anos de serviço prestado e atendimento ao público que, a partir de agora, começam a respirar aliviados e passam a se sentir valorizados.
É o caso de Regilene Silva Rangel, moradora de Ururaí, e atuando como diretora adjunta na Escola Municipal João Borges Barreto, no mesmo bairro.
“A conquista que a gente está recebendo hoje é algo inexplicável. Nós estamos lutando com isso desde 2022, 2023, e, felizmente, esse ano nós estamos conseguindo. Isso representa para nós não somente um aumento, mas um reconhecimento. Para nós, a grande importância é ter esse reconhecimento como profissional da Educação, porque nós fazemos parte dessa máquina e nós entendemos que o nosso papel é primordial para o bom funcionamento da escola”, declarou.
Jocilene Coutinho é outro exemplo. Ela atua na Escola Municipal Lions Goitacá, Parque Alvorada. “Essa lei é uma justiça que está sendo feita com a nossa categoria. Nós agradecemos muito ao prefeito, ao professor vereador Marcelo Feres, a toda Secretaria de Educação, que nos apoiaram nessa luta que vem de anos, onde nós estávamos sendo deixados de lado. Agora, graças ao prefeito, graças a essa gestão, nós conseguimos esse tão sonhado aumento de nível do nosso vencimento e a nossa valorização como profissionais. Nós, auxiliares de secretaria, trabalhamos ardorosamente. Agora nos sentimos realmente reconhecidos como profissionais da Educação. Agradecemos imensamente a todos aqueles que contribuíram conosco e eu parabenizo a nossa classe porque juntos nós conseguimos essa grande vitória”, afirmou.
O vereador, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, e ex-secretário de Educação, Marcelo Feres, apresentou o projeto no Legislativo, e afirmou que a medida faz justiça para com os profissionais.
“Estamos fazendo história em Campos com essa medida. E reconhecendo que esses profissionais fazem toda a diferença nas nossas unidades escolares. Diversos deles assumem cargos de gestão, ou estão na Secretaria de Educação, ou são diretores, diretores adjuntos, ou estão nas próprias unidades, contribuindo para que a nossa rede municipal de Educação seja o que ela é hoje: uma rede forte, reconhecida e, sobretudo, uma rede tecnológica, que usa o mundo digital em favor da aprendizagem. Foi um trabalho de cooperação, um trabalho coletivo, pois essa é uma categoria muito organizada”, disse Marcelo.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, acrescentou que esses profissionais desempenham funções importantes nas unidades escolares da rede municipal de ensino, como a recente implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) Modalidade Ensino.
“O sistema vem sendo usado pela para a gestão escolar – cadastro de alunos, transferências, criação de turmas, enturmação, alocação de professores, diário on-line, geração dos documentos necessários (boletim, histórico, declarações, etc.) e relatórios, por exemplo. O papel que esses auxiliares de secretaria desempenham é indispensável ao bom funcionamento das nossas unidades. Valorizá-los é umas medidas que temos tomado visando garantir uma educação pública e um melhor futuro para nossas crianças e nossa cidade”, destacou Tânia.
Saiba Mais: Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
Por Jorge Rocha e Kamilla Uhl – Fotos: Carlos Grevi