A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) recebeu, nesta quinta-feira (6), a II Mostra de Ciência e Tecnologia, evento que transformou o Centro de Convenções em um espaço de inovação, aprendizado e troca de experiências entre alunos e professores da rede pública de Campos dos Goytacazes. A iniciativa teve como foco fomentar a educação científica e dar visibilidade a projetos estudantis voltados à sustentabilidade, empreendedorismo e novas tecnologias.
Com o eixo temático “Educação, Empreendedorismo e Inovação”, a Mostra aconteceu das 8h30 às 18h30 e contou com uma programação diversificada. Os participantes puderam assistir a apresentações orais, sessões de banners, rodas de conversa sobre práticas pedagógicas e exposições de resultados de projetos desenvolvidos nas escolas. Entre os destaques, estiveram os trabalhos contemplados pelo programa Mais Ciência na Escola, que incentiva a produção científica desde as séries iniciais.

O ponto alto do evento foi a Cerimônia de Premiação dos projetos selecionados na XI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos (FEMuCTI) e na VI Feira de Ciências dos Anos Iniciais, ambas realizadas em outubro, no Jardim São Benedito. Ao todo, dezenas de estudantes foram reconhecidos pelo empenho e pela criatividade, reforçando o compromisso da Seduct com a valorização do conhecimento e da pesquisa na educação básica.
Ao todo, de todos os projetos apresentados na FEMuCT, dezessete projetos foram premiados, sendo que oito deles, foram selecionados para representar o município de Campos na XIX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Foram eles: “Deixe apenas pegadas: Educação Ambiental como forma de restauração ambiental na praia de Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes – RJ”, “Avaliação da contaminação por macro e mesolixo na Lagoa de Cima-RJ”, “Desenvolvimento de filamento sustentável para impressão 3D a partir de garrafas PET e produção jogos educativos para alfabetização”, “Rota azul sustentável: economia circular a partir de resíduos do pescado no Farol de São Tomé”, “Centro de Memória de Práticas Corporais em Formato Digital da Localidade do Quilombo em Dores de Macabu”, “Guardiões da Ciência – um Clube de Ciências com sala temática e Espape Room”, e “O uso do Arduino em pequenos projetos de automação”. Vale citar que as premiações foram divididas em duas categorias, “categoria bannner” e “categoria oral”.
Na primeira categoria, entre os projetos apresentados, três ocuparam o podium. Em primeiro lugar: “Avaliação da contaminação por macro e mesolixo na Lagoa de Cima-RJ” da Professora Natalia Neto, em segundo: “Ciência na restinga: o potencial dos cactos no tratamento da água” orientado pela professora e coordenadora Andressa Batista e em terceiro: “Jornal escolar como recurso pedagógico inclusivo na alfabetização e letramento” da professora Francislane Cavichini.
Já na categoria oral, foram apresentados todos os projetos que foram premiados na cerimônia, mas entre eles, três projetos foram contemplados como os três melhores. Em primeiro: “Estudo de ótica por meio de técnicas de fotografia artesanal”, orientado pela professora Priscila Caetano, em segundo lugar: “Robótica sustentável com garrafas PET: transformando resíduo em inovação” da professora Daniela Rangel e em terceiro, “Ciência na restinga: o potencial dos cactos no tratamento da água”, também guiado pela professora Andressa Batista.
Como menções honrosas, mas que também foram contemplados: “Conhecer para Cuidar”, “BioBenta”, “Otimização na produção de sabão de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar”, “Estudo de ótica por meio de técnicas de fotografia artesanal”, “Alunos especiais criam um espaço verde sensorial na escola para todos”, “Etnomatemática – diferentes culturas, diferentes matemáticas”, “Produzindo os insumos para uma horta e pomar orgânico”, “Identidade e resistência: a construção da identidade e preservação das tradições afrodescendentes em Campos dos Goytacazes” e “Bioplásticos de origem vegetal: explorando alternativas sustentáveis”.
Referente à VI Feira de Ciências dos Anos Iniciais, os projetos premiados foram: “Uso do sussurrofone como instrumento pedagógico para desenvolver a consciência fonológica”, “Jornal escolar como recurso pedagógico inclusivo na alfabetização e letramento”, “O papel da Ciência lúdica na análise da hidrelétrica e o conhecimento empoderador através do experimento científico para a sustentabilidade da Lagoa de Cima”, “Apresentações artísticas por alunos do Ensino Fundamental I voltadas para a diversidade e equidade”, “O ciclo da água – transformações reversíveis”, “Robótica sustentável com garrafa PET: transformando resíduos em inovação” e “Preservar a água é preservar o futuro”. Todos os alunos premiados receberam medalhas, mochilas e material escolar, enquanto as escolas prestigiadas ganharam um troféu.

De acordo com Carla Salles, gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Seduct, a Mostra representa a integração dos diversos programas municipais voltados à inovação. “A Mostra é a culminância dos nossos programas — o Mais Ciência na Escola, o Startup Campus e a Economia Criativa. É aqui que nossos alunos são reconhecidos por todo o esforço e talento. Estamos muito felizes em premiar nossas crianças e contribuir para o avanço da educação em Campos”, afirmou.
Ao consolidar um ambiente de valorização da ciência e do protagonismo juvenil, a II Mostra de Ciência e Tecnologia reforça o papel da UENF e da Seduct como agentes de transformação educacional, aproximando a escola da universidade e estimulando o interesse pela pesquisa e pela inovação desde cedo.
Por: Heitor Castelo Branco (estagiário) / Fotos: Carlos Grevi