Nesta quinta (6), o Centro de Convenções da UENF recebeu o TEC Summit, evento de tecnologia e inovação promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O evento aconteceu durante toda a quinta-feira, começando às 8h30, fazendo com que o local contasse com atividades de peso ligadas à inovação.
Realizado em conjunto com a II Mostra de Ciência e Tecnologia, o Tec Summit reuniu empreendedores, pesquisadores e agentes de fomento em um ambiente voltado à inovação e ao desenvolvimento de novos negócios. O evento contou com palestras sobre tecnologia e economia criativa, com foco especial em startups, além da apresentação de programas como StartUp Ignitec e Economia Criativa. A programação incluiu também rodadas de pitch com a participação de 24 startups, organizadas por percursos de aprendizagem, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do ecossistema de inovação.

Os percursos cobriram diversas áreas como FoodTech e Agritech, IoTech, Edutech, Agritech, Agro Florestal, Healthtech e Welltech e Digital, com o objetivo de criar oportunidades para que soluções tecnológicas sejam avaliadas por investidores e parceiros presentes.
A programação completa iniciou com credenciamento das 8h30 e contou com stands, sessões de pitch, palestras, exposição de produtos e uma mostra de robótica com projetos produzidos por alunos de escolas municipais. O evento será finalizado com o talk Show de Camilo Torquato, às 18h. O evento segue até as 20h30, com um momento de confraternização entre os presentes.
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique Da Hora, declarou a importância do evento: “A grande razão da gente fomentar eventos assim é para impulsionar essa interação da universidade com a sociedade. Então, a grande importância do evento é fomentar essa nova matriz econômica, da tecnologia”, declara.

A realização do Tec Summit representa um passo significativo para o fortalecimento da inovação e da economia criativa em Campos dos Goytacazes. Ao aproximar o poder público, universidades, empreendedores e investidores, o evento contribui para consolidar o município como um polo regional de desenvolvimento tecnológico. Essa integração estimula a geração de novos negócios, incentiva o surgimento de startups locais e amplia as possibilidades de formação de uma economia baseada no conhecimento e na criatividade – pilares essenciais para o futuro econômico e social da cidade.
Por: Heitor Castelo Branco / Fotos: Carlos Grevi