Seduct participa do II Seminário de Educação da SEEDUC-RJ, acompanhando debates sobre inovações e políticas públicas

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) esteve presente ao  II Seminário de Educação da SEEDUC-RJ, realizado no Rio de Janeiro, nesta quinta (27), reafirmando seu compromisso em prol da educação. O evento reuniu especialistas, estudantes e educadores para discutir direitos, inovação e políticas públicas de ensino. A Seduct esteve presente, representada pela subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira e a chefe de gabinete, Mônica Maia.

A programação da manhã do evento contou com o painel intitulado “Qualidade Social e Políticas Educacionais no Ensino Médio”, com os painelistas Roberto Rafael Dias da Silva e Anne Caroline Resende abordando diagnósticos, proposições, monitoramento e avaliação destas políticas. A seguir, houve a palestra “Diversidade e Equidade”, com Edneia Gonçalves.

À tarde, o painel sobre “Design Instrucional, Gamificação e Tecnologias Assistivas na Educação Online e Híbrida”, reuniu Paula Carolei e Ibsen Bittencourt para debater estratégias pedagógicas e inovação. A mesa “Equidade e Sucesso Escolar” contou com Mônica Pinto, Isabel Abelson e Camila Tinoco abordando experiências positivas no ambiente escolar. Já a mesa “Vozes da Juventude” levou estudantes do Ensino Médio e educadores para o centro da atenção, debatendo o que os jovens esperam da escola e como podem ser atendidos. O evento foi encerrado com a exibição do vídeo “Jornada Pedagógica 2025”.

“O seminário apresenta a perspectiva de reflexão sobre temas atuais no contexto da educação, direitos garantidos desde a constituição de 1988, como a equidade, a análise e o monitoramento da trajetória do sucesso escolar”, declarou Célia.

A chefe de gabinete, Mônica Maia ainda reiterou que os seminários são ambientes ricos para o desenvolvimento e atualização profissional na área da educação, conhecimento, além de manter-se atualizado sobre as últimas tendências, pesquisas, inovações e metodologias no campo. “É uma excelente oportunidade para trocar experiências e criar uma rede de contatos com outros professores e gestores”, explicou.

Por Heitor Castelo Branco (estagiário) e Jorge Rocha / Foto: Divulgação Seduct

 

Compartilhe: