Professores de cinco escolas da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes serão contemplados em 2026 com a Premiação Mais Professores – Valorização, em reconhecimento às ações desenvolvidas para o reforço e fortalecimento da aprendizagem, refletidas nos bons resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. A iniciativa integra o Programa Mais Professores para o Brasil – Mais Professores, do Ministério da Educação, e é voltada às unidades escolares que alcançaram as maiores notas no indicador.
O programa, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), tem como finalidade promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica, além de incentivar a docência no país. Em Campos, os professores selecionados atuam nas seguintes escolas municipais: Ciep Brizolão 416 Wilson Batista, Doutor Getúlio Vargas, Felicio Sarlo, Francisco Ricardo Lysandro de Albernaz Santos e Santa Maria.
Os docentes contemplados receberão o valor de R$ 3.000,00, que deverá ser utilizado exclusivamente para a aquisição de equipamentos tecnológicos, como computadores, mini computadores, notebooks ou tablets. A seleção seguiu critérios estabelecidos pelo programa, entre eles inovação pedagógica, relevância social, contribuição para a melhoria da qualidade da educação, alinhamento às diretrizes da educação básica e potencial de disseminação das práticas desenvolvidas.

Os dados utilizados para a definição das escolas participantes e da quantidade de educadores elegíveis à premiação tiveram como base informações do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ambos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Viviane Terra, o reconhecimento representa um estímulo importante ao trabalho docente. “Essa premiação valoriza o esforço coletivo das equipes escolares e reforça a importância de investir em práticas pedagógicas consistentes, que impactam diretamente a aprendizagem dos estudantes e a qualidade da educação pública”, destacou.
Sobre a premiação
A Portaria nº 291, de 14 de outubro de 2025, do Governo Federal, instituiu a Premiação Mais Professores com a finalidade de reconhecer e valorizar práticas pedagógicas bem-sucedidas desenvolvidas por docentes da educação básica. A iniciativa integra o Programa Mais Professores para o Brasil e busca estimular ações que contribuam diretamente para a melhoria da qualidade do ensino público.
A premiação é destinada a professores em efetivo exercício nas redes públicas de educação básica que tenham desenvolvido projetos ou práticas pedagógicas inovadoras, com impacto comprovado na aprendizagem, na permanência dos estudantes na escola e na promoção da equidade educacional.
Já o Decreto nº 12.358, de 14 de janeiro de 2025, instituiu o Programa Mais Professores para o Brasil – Mais Professores, com o objetivo de fortalecer a formação, a valorização profissional e a permanência de docentes na educação básica pública, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Educação.
Entre os principais objetivos do programa estão o aumento da atratividade da carreira docente, o incentivo à formação inicial e continuada, a valorização social e profissional do magistério e o apoio a ações que contribuam para a elevação da qualidade da educação básica. Suas diretrizes incluem a promoção da equidade, a articulação entre União, estados, Distrito Federal e municípios, além do estímulo a práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.
Por Jorge Rocha / Foto: Carlos Grevi