Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Seduct lança projeto de Videocast Vozes da Adolescência

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), lançou, nesta terça-feira (10), o videocast Vozes da Adolescência, na Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha. Trata-se de uma série formativa que surge com intuito de fomentar um olhar mais específico para as especificidades do trabalho com alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, público com muitos desafios na comunidade educativa. 

Os objetivos são: promover um espaço de diálogo e reflexão sobre as experiências e desafios vivenciados na adolescência, fortalecendo a escuta mútua entre alunos e profissionais da educação; estimular a expressão dos adolescentes sobre suas vivências, expectativas e angústias; valorizar a escuta ativa dos educadores em relação às demandas dessa faixa etária; discutir a importância da empatia e da comunicação na relação aluno-professor;
Identificar estratégias que possam tornar o ambiente escolar mais acolhedor e
participativo e que favoreçam o desempenho acadêmico.

O episódio apresentado na ocasião do lançamento falou sobre saúde mental, e recebeu como convidada a psicóloga do Programa Saúde na Escola (PSE), Pâmella Nogueira, professora da rede municipal, formada em Licenciatura em Psicologia e psicóloga clínica.  A edição foi gravada com alunos da unidade – dois integrantes do Programa Mais Ciência na Escola, Ana Clara Rangel e Brenno Linhares; o professor de História, Igor Pacheco; além de Lívia Guedes, professora da Efem, que atua como representante e mediadora do videocast. 

O lançamento contou com a presença do diretor da Escola José do Patrocínio, Michel Andrade. Os próximos episódios vão tratar de temas como O impacto das redes sociais na vida dos jovens, Sustentabilidade, Práticas Antirracistas, Redes Sociais – Entre Likes e Limites, entre outros. Para assistir, clique aqui.

Segundo Lívia, a proposta é promover uma conexão com as características dos anos finais, discutir as experiências e desafios da adolescência e dos profissionais que atuam com esta geração, além de promover um diálogo entre diferentes perspectivas.  “Essa série pode ser uma ferramenta poderosa para compartilhar conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas. Ao abordar temas relevantes e atuais, ele pode inspirar educadores e motivar os alunos, criando um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo”, declarou Livia.

Aprovação

 

A assistente social da Escola Municipal Alcindor Bessa e do Ciep Arnaldo Rosa Vianna, Laura Azevedo, acompanhou o lançamento e aprovou o projeto.

“Estou sempre em busca de saber o que está acontecendo e o que tem de novidade em relação ao trabalho voltado para a adolescência. As abordagens que eu tenho no serviço social mais desafiadoras estão nessa faixa etária. Eu tenho essa responsabilidade, esse compromisso, esse desejo de estar o mais pronta possível, porque a gente nunca está, a gente nunca dá conta de tudo, mas de poder oferecer o melhor possível a esses alunos, mesmo nos momentos que os adolescentes revelam essas inseguranças, esse sofrimento. E ver esse momento aqui foi realmente incrível, porque nada chega tão rápido no coração e na mente de um adolescente do que ouvir outro adolescente falando. Volto agora pra casa com a cabeça a mil, pensando de que maneira eu posso também reverberar tudo o que a gente ouviu aqui. Quero muito poder levar para minha unidade”, comentou Laura. 

Professora de Língua Portuguesa da Escola Olavo Alves Saldanha Filho, Silvia Neto, também marcou presença. “Eu estou encantada com esse trabalho. A vivência no dia a dia em sala de aula é muito difícil. Eu quero levar esse projeto para a minha escola. Quero ouvir essas vozes também onde eu trabalho, para que todo mundo possa ter essa experiência. Agradeço muito”, disse Silvia.

Projeto

 

O videocast acontece dentro da abordagem formativa da Efem, concentrando-se na formação de professores e no envolvimento de adolescentes que ensinam e aprendem nesta simbiose. A série formativa será composta por três a quatro participantes, sendo um jovem, um especialista e um educador, além do mediador.  As gravações acontecem nos estúdios da Seduct, em parceria com a equipe da Gerência de Comunicação da Secretaria.

Por Kamilla Uhl – Fotos: Alicio Gomes

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.