Search

EDUCAÇÃO ILUMINA VIDAS

Educação de Campos garante três conquistas no Prêmio Educador Transformador

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) de Campos garantiu três conquistas na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador 2026. Nesta fase, foram selecionados os 1º, 2º e 3º colocados, antecedendo à fase nacional da premiação. A iniciativa é realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil, e reconhece práticas educacionais inovadoras desenvolvidas por professores e gestores escolares de todo o país.

Nesta edição, o Prêmio Educador Transformador registrou 5.560 inscrições, com 1.300 projetos concorrendo em três categorias: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Gestão Educacional Transformadora e Inclusão e Sustentabilidade na Educação.

Na Categoria Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, a supervisora de Educação Científica e Tecnológica da Seduct, Walquíria Rangel, ficou com 3º lugar; na Categoria Gestão Educacional Transformadora, a gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, Carla Salles, levou o 2º lugar, enquanto a coordenadora pedagógica do Projeto Estação Educação, Carolina Carlos Sobrinho, ficou na 3ª posição.

De acordo com o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, o governo municipal tomou uma decisão ousada em 2021, que foi unir a educação, a ciência e tecnologia. “Com isso tem se demonstrado uma ação muito acertada, que tem resultado em diversas inovações, que são, frequentemente, premiadas por diversos organismos”.

Ele informou que o Prêmio reconhece as ações e os investimentos realizados pelo governo nos últimos anos, que colocam Campos em um patamar diferenciado. “Foram três premiações no Estado, com 92 municípios, e Campos sobe ao pódio três vezes. Isso é fruto de um trabalho sério realizado. Ao longo dos anos, de resgate da dignidade do nosso professor, de investimentos em ciência e tecnologia e de um futuro melhor para as nossas estudantes e para a nossa sociedade”, destacou Henrique.

Destaques

Carla Salles falou sobre a vitória. “Receber o Prêmio de Educador Transformador, na categoria Gestão Transformadora, tem um significado imenso para mim. Essa conquista é o reflexo de um trabalho sério, comprometido e já consolidado, construído por meio do enfrentamento e da superação de inúmeros desafios. Cada obstáculo foi uma oportunidade de crescimento e aprendizado, que nos permitiu alcançar resultados expressivos e consistentes. Essa premiação não é individual, ela representa a força de uma gestão colaborativa, comprometida com a transformação da educação e com o desenvolvimento integral de cada estudante. Destaco o protagonismo dos estudantes e o comprometimento dos professores como pilares essenciais dessa trajetória”, afirmou.

Para Walquíria é uma honra receber o prêmio, que disse carregar com profunda gratidão e emoção. Segundo ela, este reconhecimento representa muito mais do que uma conquista individual; simboliza o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, construída com dedicação, coragem e esperança.

“Ao longo dessa trajetória, dediquei-me ao desenvolvimento de metodologias ativas, buscando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, dinâmico e participativo. Essas práticas colocam o estudante no centro da aprendizagem, estimulando o protagonismo, o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia. Ver os alunos mais engajados, curiosos e confiantes em sua própria capacidade de aprender é, sem dúvida, a maior recompensa”, comentou Walquíria.

Ela acrescentou que o prêmio reforça a convicção de que inovar na educação é possível e necessário. “Cada estratégia aplicada, cada projeto desenvolvido e cada desafio superado representam passos concretos na construção de uma escola mais inclusiva, motivadora e transformadora. Agradeço a todos que caminham comigo nessa missão — gestores, colegas educadores, estudantes e famílias. Este reconhecimento pertence a todos nós que acreditamos no poder da educação como instrumento de mudança e que, diariamente, escolhemos fazer a diferença na vida de nossos alunos”, disse Walquíria.

Carolina Sobrinho afirmou que receber o 3º lugar na etapa estadual é motivo de muita alegria e profunda gratidão. “Esse reconhecimento reforça a certeza de que estamos no caminho certo ao investir na criatividade, no protagonismo e no enorme potencial dos nossos estudantes. O Curta Campos nasceu com o propósito de dar voz aos alunos da rede municipal de Campos, permitindo que, do 4º ano ao EJA, produzam curtas-metragens de até 5 minutos. Na nossa primeira edição, vivemos momentos inesquecíveis: foram mais de 80 produções que emocionaram, surpreenderam e mostraram o quanto nossos alunos são capazes de brilhar quando encontram espaço, incentivo e oportunidade”, lembrou.

Ela agradeceu aos atores envolvidos. “Meu agradecimento especial a cada professor e a cada aluno que confiaram no projeto e se dedicaram intensamente à produção de seus vídeos. Vocês são a essência do Curta Campos. Estendo também minha gratidão a toda a equipe da Diretoria de Programas e Projetos, que trabalha diariamente com compromisso, inovação e uso da tecnologia para promover uma educação pública de qualidade”, completou Carolina.

 

Segundo ela, com o regulamento da nova edição nos ajustes finais, a equipe renova a expectativa e entusiasmo. “É extremamente gratificante participar de iniciativas que realmente motivam, despertam talentos e transformam a educação por meio da arte e do audiovisual. Seguimos juntos, acreditando que cada história contada pode transformar vidas”, disse Carolina.

Reconhecimento

 

A diretora de Programas e Projetos da Seduct, Anna Karina Vieira de Azevedo, parabenizou as premiadas e disse que esse reconhecimento reforça que a Seduct está no caminho certo ao investir em uma educação inovadora, criativa e conectada com a realidade dos estudantes.

“O Curta Campos na Escola vai além de um festival: é uma iniciativa que promove protagonismo juvenil, valoriza a cultura local e estimula competências essenciais como comunicação, trabalho em equipe, planejamento e pensamento crítico. Como diretora, destaco com gratidão o trabalho de toda equipe da Diretoria de Programas e Projetos, que teve papel central na construção, organização e acompanhamento dessa ação, garantindo que ela se tornasse uma experiência significativa para nossas escolas. Essa premiação reafirma a força da educação pública quando unimos esforço, parceria e compromisso com a formação integral dos nossos alunos”, finalizou Anna Karina.

Por Kamilla Uhl – Fotos: Seduct / Divulgação

Compartilhe:

PAE
Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.