Em alusão à Campanha Maio Laranja, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou diversas ações de conscientização e prevenção voltadas à proteção de crianças e adolescentes nos últimos dias em unidades escolares da rede municipal de ensino. A campanha acontece em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
No Ciep Maestro Villa-Lobos, no Parque São José, a assistente social do PSE promoveu, na semana passada, uma atividade com os alunos do 4º e 5º anos de escolaridade, por meio do projeto “Eu Digo Não: Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. De forma acessível e compreensível, foram abordados os canais de denúncia, orientações de prevenção e a importância da proteção integral das crianças e adolescentes.
Na quinta-feira (14), foi a vez da Creche Escola Felismindo Marques Barreto, em Farol de São Tomé, receber a equipe do PSE para uma roda de conversa sobre a temática. A equipe de educadoras do projeto “Construindo Valores nas Escolas – Protegendo o Meu Corpinho” realizou uma ação educativa com os alunos do G3, utilizando atividades interativas e a apresentação do “Semáforo do Toque”, ferramenta pedagógica que auxilia na identificação de limites e cuidados com o próprio corpo.

De acordo com o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, além dessas atividades, diversas outras ações estão sendo desenvolvidas pela Seduct e pela Secretarias que integram a rede de proteção, intensificando as mobilizações durante o mês de maio.
“O PSE desenvolve ações preventivas e educativas ao longo de todo o ano, envolvendo alunos, responsáveis e profissionais da educação. A promoção da cultura de proteção, do cuidado e da prevenção às violências faz parte dos eixos de atuação do programa, fortalecendo o trabalho intersetorial entre saúde e educação em prol do desenvolvimento integral dos estudantes”, informou João.

A assistente social do PSE, Francelyne Levino, afirmou que o tema ECA Digital e Violência Sexual foi trabalhado junto aos alunos do CIEP Maestro Villa Lobos. “O objetivo foi apresentar, de forma acessível à faixa etária, os riscos de aliciamento online, exposição indevida de imagem e as formas de denúncia e busca de ajuda. A ação integra as estratégias de prevenção e promoção da cultura e mobilização social, eixos de atuação do Programa Saúde na Escola, por meio de seus projetos e ações”, declarou.
A educadora do Projeto Protegendo Meu Corpinho, Elaiza Vieira, disse que esse é um tema muito importante na Educação Infantil, pois ajuda as crianças a reconhecerem seu corpo, entenderem limites e aprenderem sobre cuidado, respeito e segurança de forma leve e adequada para a idade. “Essa ação é feita de forma lúdica com músicas, história e banner sobre o toque”, disse.
Kamilla Uhl – Fotos: PSE Campos