Campanha de vacinação amplia proteção de servidores da rede municipal de ensino 

Uma ação de vacinação voltada aos profissionais da rede municipal de ensino foi realizada nesta terça (16), na sede da secretaria, para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso dos servidores aos imunizantes previstos no calendário nacional. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Subsecretaria de Logística, Infraestrutura e Gestão Operacional (SUBLIGO) e do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS). 

A mobilização contemplou profissionais que atuam na sede da Seduct, em prédios anexos e nas unidades escolares do município. Além da vacina contra a Influenza, considerada prioritária nesta época do ano, os participantes puderam atualizar a caderneta vacinal com doses contra hepatite B, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano e coqueluche, conforme os critérios estabelecidos para cada público.

O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, destacou que aproximar os serviços de imunização dos servidores é uma estratégia importante para fortalecer a prevenção de doenças. “Promover ações como esta é fundamental para fortalecer a saúde dos profissionais da Educação e garantir ambientes escolares mais seguros para todos. Quando levamos a vacinação para perto dos servidores, facilitamos o acesso aos imunizantes e contribuímos para a prevenção de doenças, reduzindo riscos de afastamentos e fortalecendo a cultura do cuidado”, afirmou.

Segundo João Paulo, a integração entre saúde e educação está no centro das ações desenvolvidas pelo programa. Ele ressaltou que a ampliação da vacinação para colaboradores da sede da Seduct, prédios anexos e escolas reforça o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores e contribui para impactos positivos em toda a comunidade escolar.

A advogada Valentina Cordeiro, do Departamento Jurídico da Seduct, também participou da ação e ressaltou a relevância da iniciativa para os servidores. “A oferta da vacinação no próprio ambiente de trabalho demonstra o cuidado da secretaria com seus profissionais. Além de facilitar o acesso aos imunizantes, a ação incentiva a prevenção e reforça a importância de manter a caderneta atualizada, contribuindo para a saúde individual e coletiva”, destacou.

A realização da campanha integra as estratégias permanentes de promoção da saúde desenvolvidas pela Seduct em parceria com a rede municipal de saúde. Ao ampliar o acesso à imunização e estimular a atualização vacinal dos profissionais, a iniciativa contribui para ambientes escolares mais protegidos e para a continuidade das atividades educacionais com mais segurança.

 

Por Jorge Rocha / Fotos: Carlos Grevi

Compartilhe: