Escola de Travessão recebe Projeto Cidadania 21 de Educação Digital e Midiática

A Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, de Travessão, recebeu a palestra sobre Educação Digital e Midiática promovida pelo projeto Cidadania 21, da Diretoria de Programas e Projetos (DPP) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), nesta semana. A atividade reuniu alunos do Ensino Fundamental que aprenderam sobre o uso consciente da internet e no papel das mídias na rotina dos jovens.

Conduzido por Nikson Anjo, o encontro abordou temas que fazem parte do dia a dia dos alunos, como segurança na rede, fake news, cyberbullying, respeito e segurança no ambiente virtual, jogos de apostas e os cuidados necessários diante de conteúdos compartilhados nas plataformas digitais. Também houve orientação sobre o uso positivo da tecnologia para apoiar os estudos, a comunicação e o desenvolvimento pessoal.

“A participação ativa dos alunos ao longo da palestra evidenciou a relevância dos temas discutidos e reforçou a importância de ações educativas voltadas à cidadania digital e à prevenção de situações de risco entre adolescentes. O retorno da equipe gestora da escola também foi positivo, destacando a receptividade dos estudantes e o potencial transformador do diálogo sobre questões que fazem parte do cotidiano dos jovens”, declarou Nikson Anjo.

O diretor da unidade escolar, William Ribeiro Gusmão, falou sobre a ação. “Estamos vivendo uma realidade de redes sociais com muitos conflitos; o que deveria somar, acaba trazendo alguns prejuízos. Essa consciência de exposição, de bullying e de cyberbullying é de extrema importância para que os nossos alunos tenham uma relação de clareza, para apurar o que é real e as falsas situações de fake news que têm atrapalhado demais. Infelizmente, eles acabam usando toda essa rede não para benefício próprio, e sim com coisas aleatórias que não trazem ganho nenhum, nem para a escola e nem para a vida deles. Então, a gente conta que isso está plantando uma sementinha hoje, que vai ter um resultado futuro muito bom”, destacou.

O aluno João Gabriel, do 9º ano de escolaridade aprovou a iniciativa. “Eu achei muito criativo, muito legal, porque fala sobre muitos assuntos importantes como, é, risco da tecnologia, se preocupar, etc”. Pedro Lucas Batista concordou: “Eu achei bem legal. Muito bom o incentivo para cada um, o coletivo, cada um que veio aqui aprendeu alguma coisa. Obrigado”.

Reuteman de Souza afirmou que aprendeu a não postar coisas sobre terceiros, pois pode afetar negativamente a vida de outras famílias e até mesmo incorrer em crime. “Achei interessante pois apresentaram a história do linchamento de Fabiane Maria de Jesus, uma dona de casa de 33 anos que foi brutalmente espancada e morta por moradores no Guarujá, litoral de São Paulo, em maio de 2014, após ser falsamente acusada na internet de sequestrar crianças”, disse.

 

Por Kamilla Uhl – Fotos: Seduct / Divulgação

Compartilhe: