Encarte de supermercado e caixa monetária. Com apenas esses dois objetos a professora Selma Regina Viana trabalhou multiplicação, subtração através da Educação Financeira com alunos do 5º ano da Escola Municipal Santo Amaro, situada em Morangaba, tornando a matemática um assunto mais leve e dinâmico. Durante a aula os alunos formaram grupos e cada um recebeu uma quantia em dinheiro e um encarte. A tarefa foi fazer uma lista de alguns produtos, mas sem utilizar todo o recurso financeiro recebido. Com a lista pronta cada grupo fez o cálculo do valor gasto. E caso comprassem mais de um mesmo item deveria trabalhar a multiplicação. Já a subtração foi usada para calcular o troco.
A professora contou que a turma participou ativamente, pois, foi uma atividade diferente onde vivenciaram a experiência de forma prática e prazerosa, criando a lista de produtos e fazendo os cálculos.
“Foi muito interessante porque eles ganharam uma certa autonomia para realizar a tarefa, embora tivessem alguns critérios a seguir. Todos participaram ativamente, foi uma experiência muito importante e diferente. Outro ponto positivo foi que através da Educação Financeira o aluno cresce aprendendo a fazer o uso do dinheiro. Ele não deve gastar tudo que recebe porque sabe que deixar sempre um dinheiro guardado. Saber fazer escolhas para depois, no futuro, fazer bom uso do dinheiro”, explicou a professora.
Gestora da escola, Fabiani Chagas Gomes Rangel, também ficou satisfeita com o resultado da aula. “Essa atividade foi muito importante para mostrar ao aluno como usar o dinheiro de uma forma responsável e saber economizar o dinheiro”. A opinião da gestora foi compartilhada pela aluna Andressa Oliveira.
“Eu gostei muito do trabalho. Foi muito bom. Adorei a experiência do dinheiro, fazer as comprinhas, a continha. Foi muito legal. Amei tudo”, contou. Assim como Andressa, a também aluna Lunna Azevedo Fortunato, aprovou a aula. “Achei legal a atividade. Gostei, porque foi um trabalho em grupo e a gente aprendeu um pouco sobre como usar o dinheiro com responsabilidade”, finalizou Lunna.
A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) Neidimar Abreu explicou que atualmente, existe na Rede Municipal uma política educacional de educação fiscal e financeira após a publicação de duas resoluções: A resolução de janeiro de 2023, que trata a Educação Fiscal e Financeira nos projetos integradores dos anos finais e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas fases finais. E a resolução de março de 2024, que trata o assunto na parte diversificada do currículo, nos anos iniciais e nas fases iniciais da EJA.
“Vale ressaltar que esse material está disponível para os professores no portal PAE, na “aba” projetos. Lembrando ainda que já estamos com agendas para a Feira nossa de Empreendedorismo. No ano passado nós fizemos essa feira culminando com o projeto Aprender Valor, que trata da educação financeira, sendo um programa do Banco Central, que dá todo suporte na educação financeira para os professores”, pontuou Neidimar.