Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
Assim como aconteceu com o Programa Mais Ciência na Escola, o Programa Mais Ciência edição 2025, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, também superou as expectativas e as metas dos anos anteriores. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Feres, mais uma vez, houve um recorde de inscritos neste ano, totalizando 139 projetos.
O período de inscrição para o processo de seleção de Projetos de Pesquisa e de Extensão e seleção de estudantes bolsistas encerrou em 31 de março. A Secretaria vai divulgar o resultado preliminar no dia 15 de maio.
“Na última edição foram 120 inscritos e, este ano, conseguimos bater a meta novamente, o que demonstra o sucesso dos nossos programas de bolsas. O Mais Ciência visa selecionar bolsistas para projetos desenvolvidos pelas universidades públicas e privadas do município, que sejam de interesse da Prefeitura, durante 14 meses, com início em junho deste ano. A divulgação do resultado final se dará em 23 de maio e a assinatura do termo de outorga de 26 a 31 de maio”, informou o secretário.
De acordo com a coordenadora do Mais Ciência, Leonora Tinoco, essa já é a 5ª edição do Programa e dessa vez serão selecionados 62 projetos, com oferta de bolsas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT) e de Extensão para graduandos e Taxa de Bancada para custeio do projeto, que deverá ser submetido pelo Professor Orientador.
“Estou muito feliz pois, mais uma vez, recebemos um quantitativo recorde de inscrições! E os números vêm crescendo gradativamente em cada edição. Foram 96 em 2022, 120 em 2023 e agora 139. Isso mostra que o Mais Ciência já está consolidado no meio acadêmico como uma excelente oportunidade para que professores e alunos direcionem suas pesquisas para o município, trazendo soluções para demandas diversas”, disse Leonora.
O próximo passo, segundo ela, é de análise desses projetos para, posteriormente, definir os 62 que serão contemplados. “Para isso, contamos com um grande número de professores acadêmicos mestres ou doutores que, de forma colaborativa, nos ajudam com essas avaliações. Os projetos são enviados sem identificação do proponente, do aluno e da instituição de ensino, tornando o processo totalmente imparcial”, destacou a coordenadora.
Leonora acrescentou que a Seduct vem investindo recursos cada vez maiores em seu Programa de Bolsas que envolve, além do Mais Ciência, o Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa. “No caso deste novo edital do Mais Ciência, tivemos um investimento 40% maior em relação ao anterior. Estamos promovendo o desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos com foco no município, estimulando uma maior aproximação entre o poder público e a Academia, numa parceria extremamente benéfica para ambos”, comentou.
O valor da bolsa de IC, IT ou Ext será de R$700,00 mensais, concedidas por um período de 14 meses. A taxa de bancada paga ao professor Orientador poderá ser concedida no limite máximo de até R$ 1.500,00, paga em duas parcelas, sendo 50% ao final do 1º mês de atividade do projeto e 50% ao final do 7º mês de seu desenvolvimento.