Um quebra-cabeças de origem chinesa, composto por sete figuras geométricas, que visa trabalhar o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos, visto que leva os mesmos a pensar e refletir nas possibilidades de figuras que podem ser formadas. Esse é o tangram, um jogo que a professora da Escola Municipal Iniciação Agrícola José Francisco Motta Vasconcelos, situada em Donana, Luciana Leonardo de Jesus, utilizou na sala de aula para alunos dos 4º e 5º anos.
O tangram desenvolve habilidades cognitivas, espaciais e matemáticas; estimulando a resolução de problemas. Luciana contou que os resultados foram muito positivos, pois além dos alunos demonstrarem interesse, a aula foi dinâmica pois estimulou diversas áreas de conhecimento. É composto por cinco triângulos (de diferentes tamanhos), um quadrado e um paralelogramo, figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Para construí-lo é necessário desenhar e cortar formas geométricas a partir de um quadrado. Por meio de suas peças pode-se formar mais de mil figuras, incluindo animais, objetos e formas humanas. Originado na China e popularizado no Ocidente no início do século XIX.
Como o jogo é composto por figuras geométricas e auxilia na resolução de problemas, colaborou para reforçar os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula. Os resultados foram positivos pois os conteúdos foram trabalhados de forma lúdica, em dupla, o que estimulou a imaginação e o trabalho em equipe.
“Eu iniciei o trabalho mostrando para os alunos a lenda do tangram, que é muito interessante. Em seguida, eles assistiram ao vídeo e depois usei o jogo e finalizei com uma atividade falando sobre o jogo. Eles gostaram muito”
Segundo a lenda, um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, ele tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura. Depois de muito tentar, finalmente, conseguiu formar novamente o quadrado e lavou ao seu imperador. Os sete pedaços representariam as sete virtudes chinesas onde uma delas com certeza seria a paciência. O sábio mostrou a seus amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um construiu o seu tangram.